sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Cosworth: a provável surpresa da F-1 2006

Quando foi anunciada a volta dos motores V-8 à Fórmula 1 dentro do novo regulamento imposto pela FIA, que diminuiu também a cilindrada para 2,4 litros, falei pra mim mesmo... "o Cosworth vai ser a grande surpresa da temporada 2006".

Pensei nisso me baseando no histórico deles no automobilismo, porque a empresa entrou na categoria para fazer um motor em 1967. O projeto de Mike Costin e Keith Duckworth, que morreu ano passado, foi encampado pela Ford. A empresa americana do logotipo oval de fundo azul emprestaria seu prestígio à empreitada.

O resultado da estréia foi arrebatador. Pole position e vitória no GP da Holanda em Zandvoort, com o escocês Jim Clark. Daí em diante, o que se viu foi uma sucessão de triunfos e títulos. A Ford se consagrou no mercado mundial de automóveis, a Cosworth gerou muita receita e dezenas de construtores pequenos - os chamados garagistas - surgiram na esteira do sucesso dos motores. E todos pagaram tributo à Cosworth.

Entretanto, a Era Turbo enterrou por dois anos os V-8, que ressurgiram em 87, voltando a sumir completamente do mapa em 94. Desde então, a Cosworth e a Ford não produziram mais motores com esta configuração para a categoria máxima do automobilismo.

Pelo menos até 2006.

Em transição para o ano que vem, quando apostará num contrato já assinado com a Toyota, a Williams apostou nos motores Cosworth como uma opção simples, eficaz e barata - até porque grande parte dos patrocinadores da outrora poderosa equipe inglesa foram embora.

As más línguas não esperaram os testes começarem direito e profetizaram um ano tenebroso para Frank, Patrick Head, Sam Michael e seus pilotos - Mark Webber e o estreante alemão Nico Rosberg, filho do campeão de 82 Keke Rosberg.

Mas, já dizia o filósofo contemporâneo... "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa". E mesmo sem um grande investimento, a Williams provou que a aposta foi certa. O novo motor Cosworth está entre os mais rápidos e mais confiáveis da pré-temporada.

Já foi elogiado por dirigentes da Honda e agora ganhou a admiração do atual campeão do mundo.

O espanhol Fernando Alonso entra na roda e faz seu comentário, sem meias palavras. "Eles estão muito bem. No paddock, todos comentam que o motor deles é o mais rápido."

Para bom entendedor, meia palavra basta. Williams-Cosworth, candidatíssimos à grande surpresa da Fórmula 1 em 2006. Podem escrever aí.

2 comentários:

Anônimo disse...

é um privilégio ser o primeiro a comentar textos tão otimistas quanto este. Ainda mais pra um minardista que conheceu bem a força dos Cosworth V10 da temporada 2005, os TJ2005 10cilindros que conseguiram conquistar até um top-speed numa das etapas (Barcelona, C Albers).
E é isso aí, fiquemos de olhos ATENTOS sempre e na Williams pra 2006. abrasss
http://www.fotolog.com/minardi/?pid=12768480 (link TJ2005)

Anônimo disse...

olho na williams...olho na williams...ñ digo é nada...