domingo, 12 de fevereiro de 2006

Corrida Maluca - um grande barato

Vai ter muita gente achando graça ou então me taxando de ridículo.

Eu tenho 34 anos, graças a Deus aparento menos fisionomicamente e sou uma eterna criança, daqueles que se amarra em desenhos animados até hoje.

Afinal, foram eles que fizeram parte da minha infância e não posso desprezá-los, em especial os mais antigos. E um dos meus prediletos, disparado, é Corrida Maluca, que ganhou para deleite dos seus fãs uma edição especial completa com todos os desenhos produzidos no distantíssimo ano de 1968, aquele mesmo que não terminou.

Produção (mais uma!) dos estúdios Hanna & Barbera, o desenho é sensacional porque não só tem a competição como mote mas também pelas situações hilárias criadas pelos roteiristas - especialmente envolvendo o vilão Dick Vigarista e seu fiel esparro, o cão Muttley.

Dick tem nitidamente o melhor carro de todo o desenho - a Máquina do Mal - mas sempre tenta vencer pela via errada, com golpes baixíssimos. E quando vence, como aconteceu num dos episódios, a falcatrua é logo descoberta. Ele também perdeu corridas a metros da linha de chegada quando um gorila caiu sobre seu carro, quando Muttley arrancou o motor e também (que canastrão!) quando posou para uma foto! Por isso e muito mais, Dick é o personagem favorito dos fãs do desenho.

Há outros carros e personagens ali que são hilários, como os Irmãos Rocha, Medonho e Medinho em seu Cupê Maldito, a coquete Penélope Charmosa, Tio Tomás e seu urso Chorão, medroso como ele só, a Quadrilha de Morte, Peter Perfeito, sempre metido a galã e Rufus, o lenhador.

O folclore em torno de um desenho que só teve 34 episódios é tão grande que ficava no ar a pergunta: quem são os maiores vencedores dos "Grandes Prêmios" da Corrida Maluca?

São quatro personagens, todos com quatro triunfos: Penélope Charmosa, Peter Perfeito, Tio Tomás e Chorão e a Quadrilha da Morte. Todos os outros, exceto Dick Vigarista, que nunca venceu, ganharam três corridas cada.

Mas, incrivelmente, os melhores resultados são justamente do carro de pedra número um.

Isso mesmo! Cascalho e Granito, os Irmãos Rocha, são os melhores de todo o desenho... vejam vocês.

E para aqueles que, como eu, ficaram órfãos da Corrida Maluca, a Hanna & Barbera ainda faria nascer dois desenhos aproveitando alguns personagens - Máquinas Voadoras, com Dick Vigarista e Muttley participando de um esquadrão aéreo (?!!?) para capturar o pombo Duddle, e Os Apuros de Penélope, com a Quadrilha da Morte fazendo o papel de protetora da mocinha contra as vilanias de Tião Gavião (Silvestre Soluço) e seus capangas, os Irmãos Bacalhau.

Ah... eu era feliz nessa época. E sabia!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu estava lendo a resenha e após você citar os grandes vencedores me perguntei: e aquele carro de pedra?? Logo no outro parágrafo vc os citou, e realmente, eles sempre mandavam muito bem!!! DÁ-LHE IRMÃOS ROCHA!!!! aahaHAha mto legal lembrar dessas e outras; adoraria ter episódios em dvd pra ver pra vida toda a qualquer hora. Muppet Babies é outro que deixa saudade... [ ] Ao dick vigarista só me resta dizer "nada como um dia após o outro".