segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Aldemir Martins: mais um pro andar de cima

Ultimamente, o andar de cima vem recebendo muita gente boa, de todos os ramos.

Neste domingo, chegou mais outro integrante da turma: o artista plástico Aldemir Martins, falecido em São Paulo aos 83 anos de idade.

Lembro que quando eu tinha meus onze ou doze anos, a Kibon lançou uma coleção de latas de sorvete com desenhos de artistas brasileiros e o trabalho deste cearense nascido no sertão do Cariri em 1922 me chamou muito a atenção.
Eu ficava imaginando o quão seria trabalhoso realizar aqueles trabalhos com cangaceiros, flores, rendeiras, frutas, animais e outros motivos. Para mim, que nunca soube desenhar nem uma árvore, tudo relacionado à artes plásticas e prosaicos trabalhos manuais sempre foi muito difícil.
Aldemir não tinha esse trabalho todo. Ele fazia muito mais: dava vida à cada forma abstrata de suas ilustrações, desenhos e pinturas.
Seu trabalho foi mundialmente reconhecido e laureado. Em 1956, ganhou o prêmio de melhor desenho na Bienal de Veneza, na Itália. Um ano antes, ganhara empatado com Carybé, o prêmio de melhor desenhista na Bienal de Artes de São Paulo.
Agora a "inspiração" das obras de Aldemir no plano superior virão dos santos, dos anjos e dos antigos colegas de ofício como Cândido Portinari, que com certeza ele irá encontrar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Rodrigo pelo comentario!!!!!! Legal o seu blog!!!!! Vou vir muitas vezes comentar aqui e espero que você também comente no meu!!!! Flw Rodrigo um abraço pra você!!!!! Tchau.

Anônimo disse...

Ei, taurino! Estou impressionada... Tudo de muito bom gosto, seus textos são atuais e interessantes... Quero carteirinha de sócia, pode ser? rs
Beijo, moço!