domingo, 12 de fevereiro de 2006

Vergonha!

A gente sempre ouve dizer, faz tempo, que o dinheiro não traz felicidade.

Mas que no futebol ele ajuda certos times a conquistar títulos, ah isso ajuda.

Na Itália infelizmente tem sido assim. Em especial para um time de preto e branco, chamado Juventus de Turim.

Antigamente, quando tinham craques do naipe de Antonio Cabrini, Michel Platini e Zbigniew Boniek, que a rapaziada de menos de 25 anos com certeza não conheceu, a Juventus não era um time tão suspeito assim. Ganhava seus títulos nos anos 80 no campo, jogando bola e dando espetáculo.

Mas de uns anos pra cá, precisaram e continuam precisando de muita apelação.

Lembro de um jogo escandaloso contra o pequeno Empoli, no Estádio Delle Alpi, quando o gol do time adversário foi surrupiado num erro crasso da arbitragem. Tento este que custou ao Empoli, acreditem, o rebaixamento para a Série B.

Não é de hoje então que os árbitros sejam condescendentes com o time que tem ligações estreitas com a FIAT e com o jornal Gazzetta dello Sport, o mais influente do ramo esportivo na Itália. A família Agnelli, que comanda a empresa automobilística, também estendeu seus tentáculos à Juve. Ora, com o dinheiro que eles têm, é fácil comprar árbitros e conseqüentemente, ganhar títulos.



Neste domingo, o Juventus viajou a Milão para enfrentar a Internazionale. E o que se viu desde logo foi um time preocupado só em dar porrada, mas ao mesmo tempo indiferente porque o árbitro, o Sr. Paparesta, não admoestaria os agressores. Quando pegaram firme com o argentino Verón a ponto de tirarem-no do jogo, pensei comigo mesmo... "esse árbitro está comprado."

Não dar amarelo ao agressor do meio-campista interista foi um dos muitos erros do árbitro. Ele anulou indevidamente um gol de falta do brasileiro Adriano e inventou uma falta que não houve (TODO MUNDO viu que Nedved simulou) no gol de Del Piero que deu a vitória por 2 x 1 à Juventus. Vitória esta que, infelizmente, afasta a Inter do sonho já distante do título.

Mas que não se ponha toda a culpa da derrota aos erros do árbitro em mais uma derrota do time de Milão neste campeonato. O presidente Massimo Moratti errou, desde o início do ano, em confiar o comando da Inter a um técnico fraquíssimo como Roberto Mancini, que não dá um padrão de jogo e muito menos escala um time confiável.

Quando faz alterações, é da pior forma: hoje ele tirou Adriano, sempre decisivo, para pôr o uruguaio Recoba. Um minuto depois, a Juve fez o gol da vitória - e parte da culpa pode ser imputada ao goleirinho Júlio César, que ficou lendo jornal e assistiu a bola passar em direção à meta interista.

Enfim, o que acontece é o seguinte. Enquanto esse poder paralelo mandar na Itália, a Juventus sempre será campeã do Calcio.

Um comentário:

Anônimo disse...

...aos torcedores só resta torcer...