quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

Mas era só o que faltava...

Se você queria ver neste ano o seu piloto favorito fazendo a subida da Eau Rouge (foto acima) de pé embaixo, pode esquecer.
Spa-Francorchamps está lamentavelmente fora da temporada 2006 do Mundial de Fórmula 1.
A desculpa da vez é que os governantes da região da Valônia, onde se localiza a pista, não tinham o budget necessário para fazer obras de reforma, orçadas em 20 milhões de euros.
O que precipitou a crise foi a falência dos promotores do GP belga, decretada no fim do ano passado. Bernie Ecclestone pediu garantias para organizar a prova através de suas empresas, mas diante da falta de recursos para a realização das obras solicitadas, ficou impossível a realização da corrida.
Spa-Francorchamps sediou 39 edições do GP da Bélgica, desde 1950. O desafiador circuito de 14,1 km de extensão era um desafio a pilotos e máquinas, mas devido às normas de segurança e às transmissões televisivas, o comprimento do traçado caiu pela metade.
Ainda assim Spa é um circuito ímpar, como poucos no mundo todo. Tem uma curva em subida, a mais de 290 km/h, longas retas, trechos de aceleração plena, curvas de raio longo, chicanes, subidas e descidas. Tudo que separa o gênio do piloto apenas regular.
Ficamos privados deste espetáculo em 2006. Mas a FIA promete a volta da Bélgica ao calendário já no ano que vem.
Tomara que sim.




Nenhum comentário: