sábado, 4 de fevereiro de 2006

O caminho do bem


Tim Maia sempre foi um doidaralhaço muito querido por todos. Fãs, imprensa, cantores. Apesar do seu gênio, que não era mole, ele era idolatrado por uma legião de pessoas e sua perda é sentida até hoje.

Enquanto viveu, ele fez questão de deixar de lado histórias sobre a fase em que ficou "caretinha", em meados dos anos 70. Nessa época, ele se converteu à seita Universo em Desencanto, do pai-de-santo Manuel Jacinto Coelho, um negão gigantesco de quase dois metros de altura.
Tim acreditou nos preceitos do "Grão-Mestre Varonil" e entrou fundo na doutrina. Tanto que, para ele, a salvação do Brasil e do mundo era o contato com o "mundo racional" e que extraterrestres um dia viriam para a Terra. O resultado foi a radicalização de suas músicas, comprovada em dois álbuns - Tim Maia Racional Volume 1 e Volume 2 - que serão relançados pela Trama em CD praticamente 30 anos depois.

Só pra se ter uma idéia do quanto aquilo mexeu com o cantor, Tim Maia vendeu diversos bens, só se vestia de branco, chegou a raspar a zero a cabeleira black power, parou de fumar maconha e nessa época nasceu seu filho Carmelo. As letras de praticamente todas as canções tinham um único mote - a cultura racional.

E, viagens à parte, os arranjos das músicas são maravilhosos. Soul e Funk de primeiríssima categoria, executados por uma banda que tinha cracaços como Oberdan Magalhães, Robson Jorge, Paulinho Guitarra e Serginho Trombone, que alguns anos depois formariam a lendária Banda Black Rio.

O esquema de distribuição dos dois discos não era atrelado à nenhuma das grandes gravadoras da época. Tim Maia criou seu próprio selo - Seroma (iniciais de Sebastião Rodrigues Maia) e ele e a própria banda faziam a divulgação nas lojas. "Ninguém queria saber do disco por causa da capa. As pessoas ficavam assustadas", lembra Paulinho Guitarra. O resultado foi que os discos nunca emplacaram e algum tempo depois a verdade sobre Manuel Jacinto veio à tona. Tim Maia se desiludiu com o "Grão-Mestre Varonil" e bradou pela rua onde morava que a seita Universo em Desencanto era uma grande mentira.

Ao renegar seus dois álbuns da "fase racional", Tim também desaconselhou alguns artistas a não gravarem nada do que fizera na época, mesmo Imunização Racional (Que Beleza), a faixa menos doutrinária dos discos - excetuando-se Ela Partiu e Meus Inimigos, que surgem como faixas-bônus do primeiro volume. Marisa Monte ouviu dele o seguinte conselho: "Pô, mas por que tu não esquece isso? Deixa isso pra lá!"

Teve gente que não deixou.
Gal Costa deu de ombros e regravou a música, redescobrindo parte da obra-prima do genial Tim Maia. Marcelo D2 sampleou "Rational Culture" e incluiu a música numa faixa do seu primeiro disco solo. E até na Inglaterra a "imunização racional" ganhou um fã de sobrenome famoso: Paul Stewart, filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Jackie Stewart, que conseguiu os discos em vinil através de Luciano Burti.

3 comentários:

Anônimo disse...

Universo em Desencanto

Salve!!!

É lamentável encontrar na net vários comentários, inclusive de profissionais da área de comunicação, se referindo ao Universo em Desencanto como se fosse uma seita.
Chamam de seita, mas não dizem quantas igrejas ou capelinhas, ou templos existem espalhados pelo Brasil, isso não sabem apontar, não sabem dizer onde já viram uma sinagoga do Universo em Desencanto. Afinal, toda e qualquer seita tem a sua portinha aberta para receber os seus fiéis em suas adorações, louvores e suas orações mas, portinhas de orações Universo em Desencanto isso não sabem dizer onde tem, porque isso não existe para que se estude a Cultura Racional dos livros Universo em Desencanto.

Ficam qualificando os estudantes da Cultura Racional de adeptos de uma seita ou coisa parecida, colocar tal absurdo em um texto é fácil, o que não é fácil é indicar uma meia dúzia de nomes dos pastores ou padres ou gurus ou sacerdotes destes adeptos ou discípulos. Aí, a coisa fica difícil para esses escritores irresponsáveis que escrevem sobre aquilo que não têm conhecimento, que como papagaios da digitação vão colocando na net e em outros meios de comunicação seus artigos medíocres sobre o Universo em Desencanto. Então, vão escrevendo sobre os adeptos, só não escrevem sobre os sacerdotes destes discípulos, pois estas autoridades religiosas ou qualquer tipo de autoridade não existe ou é necessária para o estudo do desenvolvimento do raciocínio feito pelos livros Universo em Desencanto.

Tem os que dizem a sede da seita é em Nova Iguaçu, sede sim, da seita não. Qualquer editora gráfica tem sua sede e nem por isso é uma seita, os times de futebol têm suas sedes administrativas e nada tem a ver com seitas, mas os desinformados vão fazendo suas afirmações que refletem muito bem sua ignorância ou caduquice.

Tem os que falam das músicas Racionais do Tim Maia e que estão sendo relançadas em cd’s e dizem que na época o Tim pirou o cabeção e largou as drogas e fez uma viagem extraterrestre pela seita Universo em Desencanto e depois renegou tudo e cancelou a edição dos discos. Ora, o Tim pirou o cabeção e largou as drogas? Quer dizer que quando ele estava fazendo uso da imundície destrutiva não estava pirado? Quando passou a tomar conhecimento do que estava na Obra Racional e parou, por aquele tempo, de se drogar aí ele pirou? Então, quem não usa drogas é pirado e quem usa é sadio da mente? Esse é o entendimento destes críticos musicais que podem entender de música mas no que se refere ao conhecimento de saúde mental e de Cultura Racional provam com suas afirmações que são verdadeiros boçais.

Todas essas confusões fazem parte do show da deformação, show da desinformação e da lapidação.
Vamos sempre em frente !

Um abraço,
Maurilio

Anônimo disse...

Salve Rodrigo !!!

Com relação ao meu post comentando sobre o texto “O caminho do bem”, gostaria de deixar claro que não é uma referencia a sua pessoa e sim um esclarecimento sobre os livros Universo em Desencanto. De modo que gostaria de me desculpar pelo incomodo que possa ter causado, uma vez que palavras “pesadas” foram utilizadas.

Obrigado por me permitir participar do seu blog e, mais uma vez, desculpe- me por algum inconveniente.

Que a VIDA se revele para todos nós o mais rápido possível !

Um abraço,

Maurilio

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.