segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Por onde anda?


Você sabe quem são os dois amantes aí da foto?

Um não é difícil: é Marlon Brando, o galã de Hollywood que teve uma carreira fulgurante marcada por aparições arrebatadoras como em "O Poderoso Chefão" e em "Apocalypse Now!" e uma vida tumultuada fora da telona, morto em 2004 aos 80 anos de idade.

Já a menina, alguém se lembra dela?

Ela é Maria Schneider, atriz francesa que protagonizou com Brando um clássico do cinema erótico em todos os tempos - "O Último Tango em Paris", dirigido por Bernardo Bertolucci.

Aos 20 anos de idade, ela foi escolhida para o papel de Jeanne, uma moça parisiense que, ao procurar um apartamento, conhece Paul, um empresário americano de meia-idade que quer esquecer o suicídio da mulher.

Os dois sequer revelam suas identidades um para o outro, e iniciam um tórrido caso de amor. E numa época onde o liberalismo sexual fora violentamente reprimido por ditaduras e toda a sorte de vilanias, o filme choca o mundo inteiro e chega a sofrer censura em diversos países - claro, incluindo o Brasil.

Por dois motivos. O primeiro porque tanto a atriz quanto sua personagem eram ninfetas e Marlon Brando, já prestes a completar 50 anos de idade, por mais galâ que fosse, já mereceria as alcunhas de Papa-Anjo ou Tio Sukita, isto se elas existissem naquele tempo.

Segundo porque as cenas de sexo reproduzem situações nunca vistas e com as quais certamente muitos casais, amantes ou namorados jamais haviam sonhado se deparar. Alguém aqui pensou na famosa cena com a manteiga?

O certo é que nesse carrossel de erotismo, os dois personagens ainda carregavam muita culpa em seus ombros. Paul tinha recordações terríveis do suicídio da esposa, e a jovem Jeanne estava, ora vejam, noiva de um cineasta.

Os críticos dizem que o filme se sustenta pela presença de Marlon Brando. E a própria Maria Schneider deu munição para isso porque a partir de "O Último Tango em Paris", sua carreira despontou para o anonimato.

Desde então, o único filme razoável onde a atriz atuou foi "Profissão: Repórter", no longínquo ano de 1975. Aos 53 anos de idade, Maria Schneider continua desempenhando a profissão, agora em produções da televisão francesa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse filme. Nem lembrava mais.
Blog também é recordar. (:

Anônimo disse...

Ahhhhh... Dos gatos!!!
Dá Maria ninguem
lembra, mas da cena
com a manteiga...
Ah mô pai, rs**
beijosss...