domingo, 26 de fevereiro de 2006

Resistência a toda prova

Aproveitando o pique e a ocasião, vou continuar falando de automobilismo.

Noto neste ano de 2006 um crescimento notável nos certames de Endurance pelo mundo afora.

Além da tradicional temporada da American Le Mans Series, coerentemente disputada nos EUA, México e Canadá, desde 2004 temos a Le Mans Endurance Series, que neste ano simplesmente se chamará Le Mans Series. E a partir deste ano, haverá o Japan Le Mans Challenge, com três etapas e que provavelmente classificará o campeão de cada categoria disputada para as 24 Horas de Le Mans.

A prova francesa, que existe desde 1923, é o píncaro da glória para qualquer escuderia. Correr pela lendária pista de 13 km e pisar fundo na reta Les Hunaudiéres é privilégio de poucos. E para Le Mans, já existem 38 carros pré-inscritos, de um total de 50 possíveis. Um brasileiro já está pelo menos garantido no grid. É Thomas Erdos, radicado na Inglaterra há quase vinte anos, e que vai correr com um MG Lola com motor AER, na classe LMP2 para protótipos com mínimo de 2000 cilindradas com turbocompressor e máximo de 3400 cilindradas com aspiração normal.


Nos EUA, a American Le Mans Series dá a largada para mais uma temporada no próximo dia 18, com a disputa das 12 Horas de Sebring. Por enquanto, são trinta e sete carros inscritos. Destaque para o fenomenal Audi R10 com motor turbodiesel V12 de 5500 cilindradas, que fará sua estréia oficial nas pistas. Outro concorrente digno de nota é o Porsche RS Spyder (na foto abaixo), que marca a volta dos cavalinhos de Stuttgart às competições de protótipos. Autêntico puro-sangue, o Porsche está nas mãos da equipe Penske Motorsports, na classe LMP2, onde é franco favorito.




Três pilotos brasileiros vão correr na abertura do campeonato, ambos mineiros. Raphael Matos aceitou o convite da pequena B-K Motorsports e vai correr num Courage-Mazda C65 em Sebring ao lado de dois americanos - Guy Cosmo e Jamie Bach. E Bruno Junqueira vai participar da prova com um Panoz da classe GT2 na companhia de Tom Milner e Gunnar Jeannette. Com toda sua experiência, Bruno vai contribuir e muito para o bom resultado do carro americano. O último confirmado foi Jaime Melo Júnior, paranaense de Cascavel, que na semana passada foi confirmado como piloto da Ferrari 430GT da equipe Risi Competizione.

Em abril, será a vez da Le Mans Series começar. E pelo menos um mês e meio antes do ronco dos motores, os organizadores mostram que não estão pra brincadeira. Já divulgaram a lista fixa de participantes, com incríveis 48 inscrições - recorde em três temporadas do certame.

As novidades vêm de todos os lados. Da França, o novo Courage LC70, que virá equipado do motor Mugen Honda. Na Inglaterra, a Creation Autosportif reprojetou o antigo chassis DBA e o transformou no CA06S-H, que vai correr com o novo motor Judd de 5000 cilindradas, que é dez quilos mais leve que seu antecessor.

Também do Reino Unido, surge o novo protótipo Radical SR9, concebido para a classe LMP2. Três deles estarão na pista em Istambul. Esse carro, projetado por Peter Elleray, vem para competir contra Pilbeam, MG Lola e Courage. Briga de cachorro grande!

A categoria GT1, se não é muito numerosa, será competitiva com a presença de três Aston Martin DBR9, dois Saleen, três Corvettes (um deles o novíssimo C6-R) e três Ferrari 550. E na divisão menor, a GT2, uma farra de construtores - tem os confiáveis Porsches, passando pelo Spyker Spyder, os TVR Tuscan, os Panoz e a novíssima Ferrari F430GT.

Esse ano promete, não promete?

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