sábado, 25 de fevereiro de 2006

O carro que um dia levantou vôo

Desde 2000 tenho o prazer supremo de redescobrir uma grande paixão: miniaturas.

Quer seja de carro ou moto.

Tenho pelo menos 200 modelos diferentes das marcas Hot Wheels, Matchbox, Maisto e Majorette. E algumas motos - cinco pequenas e duas grandes - uma delas eu mesmo montei: é a Yamaha M1 com que Valentino Rossi arrasa nas pistas pelo mundo.

Mas tem um carro, que eu também montei, pelo qual tenho grande predileção (foto abaixo).



Essa é uma réplica do modelo CLK GTR Le Mans da Mercedes Benz.

A marca da estrela de três pontas inscreveu este bólido na clássica prova francesa de 1999. Entre seus pilotos, estavam Mark Webber, Bernd Schneider, Peter Dumbreck, Pedro Lamy e outros.

Embora tenham feito mais de 5000 km de testes antes de Le Mans sem enfrentar nenhum problema mecânico ou aerodinâmico, os carros tiveram um comportamento completamente diferente na França.

Sem nenhum aviso prévio, dois deles voaram (isso mesmo, voaram) e se despedaçaram feito papel no fim do famoso retão Mulsanne, onde os carros alcançam mais de 340 km/h de velocidade. Um dos "voadores" foi Mark Webber, nos treinos. E o susto maior foi de Peter Dumbreck, em plena corrida. Ele vinha no vácuo do Toyota GTP quando pegou um colchão de ar e o Mercedes decolou, se espatifando contra as árvores para ficar em pedacinhos.

Louve-se a segurança que manteve vivos tanto Webber quanto Dumbreck. Mas o acidente pôs ponto final à corrida da equipe alemã, que desde então nunca mais correu as 24 Horas de Le Mans.

Nenhum comentário: