quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Indigna Nação

Infelizmente não é sempre que a justiça cumpre o papel que dela se espera.

Nesta quarta-feira o Brasil tomou conhecimento de que o comandante do Massacre do Carandiru, quando 111 presos morreram após rebelião no Pavilhão Nove da Penitenciária paulistana foi... absolvido.

Isso mesmo...

O coronel da PM e, pasmem, deputado estadual Ubiratan Guimarães, anteriormente condenado a 632 anos de cadeia, foi "premiado" com a liberdade depois que o júri o absolveu por 20 votos a dois. Em 2001, o militar fora punido pelo 2º Tribunal do Júri.

Responsável direto por pelo menos 102 mortes, o coronel tentou se defender.

"Nunca dei ordem para matar ninguém. A tropa aprende a se defender. Caso a polícia tivesse entrando com espírito de matar, o número de mortos teria sido bem maior do que foi", afirmou.

Desta vez, a defesa do réu sustentou a versão de que a ordem para invadir o Carandiru foi "respaldada por autoridades superiores ao coronel".

À decisão cabe recurso e a promotoria de justiça do Estado de São Paulo vai entrar com um pedido para nova decisão. Até lá, o coronel Ubiratan continuará solto, como um cidadão comum.

Cá pra nós... por mais que os 111 mortos fossem em esmagadora maioria bandidos com toda a espécie de crimes cometidos, que direito a polícia tinha em cometer tamanha barbárie?

Até quando vamos ver crimes como este passarem impunes diante dos nossos olhos?

Nenhum comentário: