segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Atirando na falta de ética

A figura aí acima é a reprodução da capa de Istoé desta semana. Com todas as letras, o antigo presidente FHC diz que "a ética do PT é roubar."

Sei...

Até parece que no governo tucano não se roubou... foram oito anos metendo a mão no dinheiro alheio, com o arrocho salarial e a recessão comendo soltos, o aumento de taxas e impostos e, pior, a criação do "Ministério do Apagão", que maquiou uma crise sem precedentes na produção de energia hidrelétrica neste país.

FHC enquanto presidente não fez nada de excepcional. Fala que Lula é "omisso com a corrupção" e "não faz governo pro povo". Engana-se redondamente, pois enquanto chefe da nação prometeu um salário mínimo de US$ 100 e foi incapaz de cumprir com a meta porque comia na mão dos empresários. Lula já faz, em três anos de mandato, o mínimo passar de US$ 150. Podia ser melhor, mas é um avanço.

O governo do PT viajou um pouco quando prometeu 10 milhões de empregos ao fim de quatro anos de mandato. A conta passou pouquinho, bem pouquinho, de 4 milhões mas, considerando que os antecessores pouco ou nada fizeram a respeito...

E ninguém pode falar da economia. O cenário nesse aspecto é muito bom. O governo consegue controlar o valor do dólar, evitando a inflação do real. Eu diria que o panorama é encorajador para Lula sonhar com uma possível reeleição.

Já no lado tucano, quem eles têm de candidatos? José Motoserra, o Mr. Burns de São Paulo, antigo ministro da dengue e derrotado por Lula na última eleição... parece que ele quer repetir a dose mais uma vez. O outro postulante é Geraldo Alckmin, com sua irritante postura de estadista que me faz lembrar (e só de lembrar, sinto calafrios) a sinistra figura de Fernando Collor de Mello.
Se estas são as armas que os tucanos possuem para, como o próprio FHC diz, "bater no PT", coitados, não serão governo novamente.

Podem acreditar no que estou dizendo aqui: o PSDB não chega novamente à presidência. E reitero, no governo FHC, roubou-se e corrompeu-se tanto quanto em qualquer outro governo, quer seja do Lula, do Sarney e principalmente do Collor. O problema é que as articulações políticas do tucanato barraram em oito anos de poder, dezenas, centenas de processos denunciando roubalheiras.

Ah... e só pra terminar... em que governo mesmo foi o escândalo da violaçâo do painel do Senado?

Nenhum comentário: