quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Rodando o baiano

Num Brasil onde a TV ainda engatinhava e a produção cultural era farta, os Festivais da Música Popular atingiram seu auge na segunda metade dos anos 60.
Grandes músicas como "A Banda", "Disparada", "Ponteio", "Alegria Alegria", "Caminhante Noturno" e "Domingo No Parque" começaram sua trajetória nos festivais e passaram aos discos, ajudando a alavancar a carreira de seus intérpretes e autores.
Mas nem tudo foram flores nessa época onde os artistas se respeitavam, mas a torcida era francamente dividida. E exagerada.
Em 1967, ano da vitória de "Ponteio" diante de uma fortíssima concorrência, o cantor Sérgio Ricardo sentiu na pele a fúria da platéia. Ele inscreveu e classificou para a final o samba "Beto Bom de Bola", que contava a história de um jogador de futebol explorado.
Mas a maioria da platéia, desde as eliminatórias, detestou a música. E vaiava. Vaiava alto.
Para piorar, alguns aplausos se misturaram e Sérgio Ricardo sequer ouvia a introdução da música pela orquestra pra começar a tocar seu violão. Tentou, desesperado, começar à capella e não conseguiu. Vencido pela fúria do auditório, o cantor surpreendeu. Pegou seu violão e o destruiu completamente.
"Vocês ganharam! Vocês ganharam! Isso é coisa mesmo de país subdesenvolvido! Vocês são uns animais!", bradou.
Isso acabou virando fichinha depois do que viria em 1968, o ano que não terminou.
A culpa foi de Geraldo Vandré, que fracassara com "Ventania" na edição anterior do Festival da Record e dispensou o elaborado arranjo de orquestra, para cantar sozinho, só com violão, a sua "Pra Não Dizer Que Falei de Flores". Vandré arrebatou a platéia, que cantou com ele em uníssono, fazendo da música a grande sensação das eliminatórias.
Pior para quem tinha propostas ainda mais ousadas. Caetano Veloso foi para a "arena de combate" acompanhado dos Mutantes para cantar "É proibido proibir". Imagine só o impacto de uma música que se apropriava do slogan do movimento estudantil francês e um grupo que a executava com guitarras gritando, e vestindo roupas de plástico...
A platéia, praticamente toda de oposição, não queria ver aquilo. E vaiava estrepitosamente. Caetano e os Mutantes iniciaram a execução da música sem grandes problemas, apesar da vaia, até entrar um hippie americano, que berrou no microfone e foi 'saudado' com uma torrente de epítetos pela platéia. Choveram ovos e tomates no palco do TUCA e aí Caetano, indignado, iniciou um discurso dos mais surpreendentes que um artista poderia fazer - principalmente contra uma platéia que não o poupou da vaia em nenhum momento.
Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder?
Vocês têm coragem de aplaudir este ano uma música... um tipo de música que vocês não teriam coragem de aplaudir no ano passado!
São a mesma juventude que vai sempre, sempre, matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem
Vocês não estão entendendo nada...
Nada... Nada... Absolutamente nada!
Hoje não tem Fernando Pessoa. Eu hoje vim dizer aqui que quem teve coragem de assumir a estrutura de festival, não com medo do senhor Chico de Assis, mas com a coragem... quem teve essa coragem de assumir essa estrutura e fazê-la explodir... foi Gilberto Gil... e fui eu! Não foi ninguém! Foi Gilberto Gil e fui eu!
Vocês estão por fora! Vocês não vão vencer!
Que juventude é essa... que juventude é essa...
Vocês jamais não serão ninguém
Vocês são iguais sabe a quem? Vocês são iguais sabe a quem?
(tem som no microfone?)
Vocês são iguais sabe a quem?
Àqueles que foram na "Roda-Viva" e espancaram os atores
Vocês não diferem em nada deles... vocês não diferem em nada
E por falar nisso... viva Cacilda Becker! Viva Cacilda Becker!
O problema é o seguinte: vocês estão querendo policiar a música brasileira achando que ela é americana
Mas eu e Gil abrimos o caminho e o que é que vocês querem?
Eu vim aqui para acabar com isso. Eu quero dizer ao júri: me desclassifique! Eu não tenho nada a ver com isso... nada a ver com isso.
Gilberto Gil... Gilberto Gil está aqui comigo para nós acabarmos com o festival e com toda a imbecilidade que reina no Brasil. Para acabarmos com tudo isso de uma vez.
Nós só entramos em festival para isso. Não fingimos aqui e desconhecemos o que seja o festival não.
Ninguém nunca me ouviu falar assim... entendeu? Só queria dizer isso baby... sabe como é?
Nós, eu e ele, tivemos coragem de entrar em todas as estruturas e sair de todas. E vocês... se vocês em política forem como são em estética estamos feitos.
Me desclassifiquem junto com Gil, junto com ele. Tá entendendo?
E quanto a vocês...
O júri é muito simpático, mas é incompetente. Deus está solto!

Nenhum comentário: