sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Reféns do medo

Nesta minha mesma incursão ao Centro da Cidade, notei um fato muito triste.

Em todos, eu disse TODOS os jornais, estava a foto do ator Marcos Palmeira, em cores, estampada na primeira página.

Não foi por um prêmio conquistado por ele em sua carreira. E sim porque ele, a namorada e sua família foram vítimas da violência que, a cada dia mais, assusta e assola o Rio de Janeiro.

O pai de Palmeira é o cineasta Zelito Viana, irmão do humorista Chico Anysio. Ele e Vera, mãe do ator, voltaram anteontem de Paris e foram recebidos calorosamente por Marcos e pela namorada deste, a diretora de TV Amora Mautner, que trabalha com a minissérie JK.

A janta terminara já de madrugada, quando a casa de Zelito foi invadida por um bando de quatro homens armados. Dois entraram na residência e os outros davam cobertura do lado de fora. Não satisfeitos em roubar relógios, celulares, dinheiro em real e dólar, um casaco, um tapete, caixas de vinho e champagne e até um quadro com a foto do renomado Sebastião Salgado, partiram para a violência psicológica e física.

Um dos bandidos, agrediu Palmeira com uma coronhada abaixo do olho esquerdo. Zelito também foi machucado. Todos foram amarrados com gravatas nos pés e nas mãos. Momentos de terror que já fizeram Zelito Viana pensar em se mudar da casa onde vive há 25 anos.

"Acho que ainda temos que enfrentar essa situação", comentou Vera de Paula.

COMO ENFRENTAR ISSO, MEU DEUS NOSSO SENHOR?

De que forma, se governantes e polícia são omissos diante da interferência constante e diária do poder paralelo?

O Rio de Janeiro ainda é maravilhoso, uma cidade como poucas no mundo inteiro. Mas está abandonado à sua própria sorte e culpa disso é da própria população, que a cada eleição coloca no poder as pessoas mais incapacitadas possíveis para cargos de suma relevância.

Não podemos nos calar!

Mas, enquanto isso, todos nós, eu, você e toda a população carioca, somos reféns do medo.

Um comentário:

Cincinato disse...

no es que me entere de todo lo que dices pero tienes un buen blog.