quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

Realeza perdida

A foto acima está no site do jornal esportivo AS, da Espanha.
E retrata a humilhação a que o Real Zaragoza submeteu nesta quarta-feira o todo-poderoso e badalado Real Madrid, na primeira partida das semifinais da Copa do Rei de Espanha.
Os verdugos dos galáticos foram o argentino Diego Milito, autor de quatro gols e o brasileiro Ewerthon, que fechou o caixão madrilenho.
A goleada por 6 x 1 praticamente coloca o Zaragoza com um pé e meio na decisão da competição que classifica automaticamente o seu vencedor para a Copa da UEFA do ano seguinte - e isso não depende da divisão à qual pertença o clube campeão. Tanto faz se ele for das divisões B ou C do Campeonato Espanhol.
É espantoso ver como um elenco recheado de estrelas como esse do Real consegue fazer o clube passar por tantos vexames. Essa mesma diretoria que demitiu Vanderlei Luxemburgo sem dar chance ao treinador brasileiro para desenvolver um trabalho a longo prazo, abre os cofres pra trazer jogadores "de nome" a rodo, ano após ano. E os fracassos se acumulam.
De que adianta ao Real manter no mesmo elenco Zidane, Ronaldo, Robinho, Júlio Baptista, Beckham, Roberto Carlos, Cassano e Raúl se os resultados não vêm? Na minha concepção, o calcanhar de aquiles dos madridistas é um só: a defesa.
Michel Salgado é um lateral limitadíssimo. Sérgio Ramos e Helguera formam uma patética dupla de zaga. E Roberto Carlos, que deveria ser o líder da retaguarda, deve estar pensando em comprar mais um Rolex para exibir no Brasil e dizer que "vale dois apartamentos".
Sem proteção atrás, o time vira presa fácil para adversários com um bom esquema tático, de jogadores aplicados e outros com talento. O Zaragoza, nesta quarta, teve quatro personagens decisivos: além dos artilheiros Milito e Ewerthon, Albert Celades, ex-Real, jogou tremendamente bem, assim como Cani.
Hoje o estádio La Romareda explodiu de júblio seis vezes. E não é qualquer time que dá uma piaba no Real como esta. Aliás, o Zaragoza desclassificou da mesma Copa do Rei de Espanha o melhor time do país, o Barcelona, goleando os blaugranas por 4 x 2 no primeiro jogo. Perderam por 2 x 1 no Camp Nou e se classificaram pelo saldo de gols.
Agora, diante de tanta babação de ovo da imprensa brasileira pra cima do Real, quero ver o que é que os "especialistas" vão falar diante dos fatos que saltam bem aos nossos olhos.

Nenhum comentário: