quinta-feira, 6 de março de 2008

Aurélio Félix

Eu vou na contramão de muita gente: não sou fã da Fórmula Truck, confesso. Mas é inegável que a categoria passou por um notável crescimento: técnico, com a participação de diversas marcas; esportivo, com grids cheios; e de público - basta ver os autódromos abarrotados por onde quer que o evento passe.

Mas, lamentavelmente, a categoria acaba de perder seu dínamo: Aurélio Baptista Félix, 49 anos de idade, faleceu prematuramente em decorrência de problemas cardíacos no interior do Rio Grande do Sul.

Ele sofrera um infarto na cerimônia de premiação da abertura do campeonato de 2008 em Guaporé e foi imediatamente transportado a um hospital, onde foi submetido a uma angioplastia. Mas a medicação ministrada pelos médicos lhe foi fatal: uma hemorragia estomacal pôs o promotor da Truck a nocaute.

Em vinte anos, ele jamais desistiu de seus sonhos. Nem o acidente fatal de Jefferson da Fonseca na primeira prova de Caminhões realizada no país, fez Aurélio baixar a guarda. Depois de uma série de eventos extracampeonato, em 1996 ele conseguiu viabilizar o primeiro campeonato brasileiro de uma categoria que hoje é um sucesso tamanho de público, capaz de arrastar a Interlagos platéias dignas de GP do Brasil de Fórmula 1.

Nunca tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e acho que a "prosa" com esse caminhoneiro de corpo e alma poderia ser muito interessante. Prefiro muito mais um papo com gente simples, que veio de baixo e venceu, do que as pessoas que vieram também de baixo, mas que com o passar dos tempos, perdem a humildade, empinam o nariz e se acham o máximo.

O automobilismo brasileiro sofre mais um rude golpe. Caberá à categoria assimilar a perda e mostrar que pode sobreviver caminhando com suas próprias pernas.

Tomara que consigam.

2 comentários:

João Carlos Viana disse...

Foi uma pena o que aconteceu com o Aurélio Félix. Assisti a corrida da Truck no domingo e nunca imaginei que isso tudo tinha acontecido após o pódio. Uma lástima...

Anônimo disse...

Mattar ,a truck é uma categoria que sempre deixou no ar uma relação de amor e odio.
Mas fica claro que a repulsa é com relação ao caminhão,o fato de não se entusiasmar com uma corrida entre os brutos.
Acredito que todos sempre admiraram o progresso e os feitos de Aurélio Félix na historia da categoria.
E fica realmente a duvida no ar,o que será dela sem a presença de seu criador?
Tomara que Félix tenha formado ao seu redor pessoas capazes de manter o nivél em que se encontra atualmente.
Acho que ele foi na atualidade o maior exemplo de que é possivel fazer uma competição equilibrada multimarcas ,não me recordo nesta breve historia da F-Truck algum problema politico entre os fabricantes ,o que é um grande feito ,lidar com os egos.

Jonny'O