segunda-feira, 31 de março de 2008

"Hello, Joe!"

O nome Frederick Bean Avery pode não significar tanto. Mas para quem o conhece dos desenhos animados, com o codinome "Tex", aí a coisa pega.

Tex Avery foi considerado um gênio da animação entre os anos 30 e 50. Fez parte dos estúdios Warner e lá foi o responsável direto pela criação de personagens históricos como Patolino e Pernalonga. Mas sua passagem nos "Looney Tunes" foi curta. Em 1942, foi contratado pela Metro-Goldwyn Mayer, para fazer os mais variados personagens - Tom & Jerry inclusive.

Um dos seus maiores sucessos foi a criação de um cãozinho beagle de fala mansa, andar lento e que se tornou um tormento para os seus algozes: Droopy caiu no gosto de quem gosta de um bom e divertido desenho animado, pelas situações inventadas por Tex Avery, que implementou diálogos, caras e bocas aos personagens, além de onomatopéias incríveis.

A carreira de Tex Avery, que morreu em 1980 aos 72 anos de idade, teve fim após apenas quatro trabalhos com Walter Lantz, para quem ajudou na criação do personagem Picolino (Chilly Willy). Um dos episódios mais hilários de Tex para o "pai" do Pica-Pau é o "Sh-h-h-h-h-h" e quem viu sabe o que estou falando.

Mas vamos voltar ao Droopy, que sem dúvida arranca risadas até hoje. Este episódio de 1946, onde o cãozinho percorre o Canadá e a América atrás de um fugitivo da prisão "Alka-Fizz" é simplesmente hilário. Está em inglês, mas vale a pena ser visto e revisto.

Nenhum comentário: