A foto acima é da famosa chegada do GP da Itália de 1971. O bico azul que desponta na ponta direita é a Tyrrell 003 de François Cévert, que chegou em 3º lugar. No March 711 número 25 está o sueco Ronnie Peterson. E na Yardley-BRM P160, braço erguido e punho cerrado, está Peter Gethin, que venceu o espetacular duelo contra Peterson por míseros 0"010. Foi o ponto mais alto da curta carreira do britânico na F-1. Gethin correu até 1977 na extinta Can-Am e mais tarde tornou-se chefe de equipe de Ayrton Senna na Toleman.
Até hoje, os 0"010 que separaram Gethin de Peterson permanecem sendo a menor diferença da história da Fórmula 1. Mas não do automobilismo, pois numa prova da antiga Indy Pro Series - agora Indy Lights - os pilotos Logan Gomez e Alex Lloyd cruzaram a linha de chegada distantes 0"0005. Incrível... cinco décimos de milésimos de segundo!
Logan Gomez (23) bate Alex Lloyd (7), o campeão da Indy Pro Series, na chegada mais apertada da história em qualquer categoria do automobilismo
3 comentários:
Grande Neil Oatley, hoje diretor de projeto e estrategia da McLaren. Na verdade sua missao acumulou um pouco mais de atividades visto que com a saida de Coughlan nao existe mais um chefe de projeto, entao Neil tem que se esticar um pouco mais...
Receber material do Ricardo Divila é realmente o máximo. Só isso já vale o 'post'.
Mas essa corrida de Monza (que não vi e de que tenho poucas fotos) deve ter sido realmente maravilhosa.
Um grid de V-12 variados, com os carros motor Ford pilotados por feras como Cevert, Peterson, ou por campeões (contemporâneos ou futuros) como Emerson, Stewart, Hulme, Hill).
A pista sem chicanes, os carros com pouca asa: um espetáculo de velocidade pura e alucinação dos pilotos.
Dizem que Peter Gethin venceu esta corrida porque era rude demais ,jogou o carro em cima de todo mundo na ultima curva ,além de Peterson estava na brincadeira o Surtees de Haiwood e a Tyrrell de Cevert todos cruzaram a linha no mesmo segundo .
Na segunda metade da temporada de 71 a BRM estava em grande fase .
Jonny'O
Postar um comentário