sexta-feira, 28 de março de 2008

Previsível II

Cravar a pole position para um dos pilotos da Chip Ganassi na abertura da IndyCar Series em Homestead não era um exercício complicado. O duro era saber quem entre Dan Wheldon e Scott Dixon, dois pilotos com títulos na categoria - o britânico em 2005 e o neozelandês dois anos antes - faria o melhor tempo da classificação.

Dan Wheldon tratou de facilitar as coisas: bateu na curva 4 do oval da Flórida e vai largar em último. Dixon, com uma média espetacular de 213.411 milhas por hora tinha a pole nas mãos até entrar o último carro, o Dallara de Ed Carpenter, da Vision Racing.

Por duas voltas, o enteado de Tony George virou médias sensacionais. Na terceira, perdeu terreno e na quarta, ao marcar uma volta abaixo de 213 mph, perdeu a pole position para o neozelandês. Mesmo assim, conseguiu um resultado espetacular. E para completar, o companheiro de equipe Tony Foyt larga em terceiro.

Na turma de cima, o desempenho dos brasileiros foi dentro do esperado. Surpresa foi Hélio Castroneves largar atrás de Ryan Briscoe. O australiano fez o quinto tempo, o duplo vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, o sétimo. Tony Kanaan larga em oitavo com o bólido da Andretti-Green. Vítor Meira, o recém-casado, fez o 12o. tempo.

A rapaziada que veio da ChampCar não teve - e não terá - vida fácil no fim de semana inaugural do campeonato de 2008, principalmente Enrique Bernoldi (19o.), Bruno Junqueira e Mário Moraes, os dois últimos com tempos cronometrados, pois além de Wheldon, outro britânico - Jay Howard - também bateu e ficou sem tempo.

Mas as notícias da Flórida não são de todo más: na Indy Lights, os nossos dois representantes começam muito bem. O mineiro Raphael Matos fez a pole position para a preliminar da IndyCar Series. E Bia Figueiredo começa com o pé no fundo, marcando o sexto tempo no treino. Um resultado excelente de ambos os pilotos, que tinham pouca - ou nenhuma - experiência em circuitos ovais.

Nenhum comentário: