quarta-feira, 12 de março de 2008

Tiro no pé?

Paul Stoddart é mais um a tirar o seu da reta: a Minardi anunciou ontem que também não vai disputar a Indy em 2008. A simpática equipe, que levou Robert Doornbos a três vitórias e um terceiro lugar no campeonato, estará ausente das pistas neste ano. "Mas não por muito tempo", promete o australiano que hoje detém o nome da equipe para categorias internacionais.

Stoddart está em seu país, onde comentará o GP da Austrália para uma rádio de Melbourne. Com a sinceridade que lhe é peculiar, ele elogiou a decisão de fundir as duas categorias, IRL e ChampCar. Mas foi enfático. "As equipes da ChampCar saíram perdendo. Sempre há quem saia ganhando ou perdendo e nessa nós fomos derrotados. A Newman-Haas estará lá, mas não serão muitas outras que farão a mudança", afirma indo mais além.

"É complicado trocar tudo para um carro diferente e competir em pistas que você nunca viu", disse.

A Minardi vai para Long Beach, no insólito fim de semana onde haverá duas provas contando pontos para a Indy. É que na ocasião haverá as 300 Milhas de Motegi, prova que só existe no calendário para afagar a Honda, fornecedora única de motores da até então IRL. E Stoddart sabe bem o que vai fazer na Califórnia.

"Vou me divertir. Eu e toda a equipe. Afinal, a ChampCar era algo muito divertido. Mas a fusão foi uma decisão acertada para o automobilismo."

Aí fica a pergunta: será mesmo?

Pois vejam bem: três das nove equipes da ChampCar já estão fora da brincadeira - Forsythe, Walker e agora a Minardi. A Rocketsports, de Paul Gentilozzi, que contratou o brasileiro Enrique Bernoldi, dificilmente vai topar a aventura. Sobram a Newman-Haas, a Conquest, a Dale Coyne, a antiga PKV e a Pacific Coast.

Puro palpite - dessas cinco, acho que só três vão mesmo pra Indy.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Conquest, equipe comandada por Eric Bachelart, que vai competir na nova categoria, confirmou uma parceria com a Forsythe.

A Conquest vai receber ajuda técnica e na parte de engenharia da Forsythe Performance Research, empresa que faz parte da equipe. A esperança de Bachelart é utilizar o conhecimento dos adversários para conseguir uma melhor adaptação aos carros da Indy.

Paul Tracy, que único piloto da Forsythe antes do abandono da equipe, logo deve ser anunciado na Conquest.

Certamente a Forsythe vai entrar na Indy em 2009 e está preparando o terreno para isso.

Wallace Michel