terça-feira, 18 de março de 2008

Targa Florio, 1970

Se os mais jovens ficam impressionados com Nürburgring e seus 22,8 km dos áureos tempos da Fórmula 1, o que dirá da Targa Florio, na Sicília.

O imenso circuito italiano, com aproximadamente 72 km de extensão é, tal a Mille Miglia e Monza, um dos símbolos do automobilismo italiano. E durante anos, a Targa Florio foi prova válida pelo Campeonato Mundial de Marcas - se não me falhe a memória, até 1973.

Os grandes protótipos de Porsche, Ferrari e Alfa Romeo (desconfio que a Matra não ia para a Sicília) disputavam a corrida acompanhados de carros de GT e até modelos derivados do Rali, como um Stratos que certa feita foi 2o. colocado na classificação geral.

As fotos abaixo são cortesia de mestre Ricardo Divila. A preto-e-branco tem o Porsche #2 de Vic Elford passando por Cerda na prova de 1970.

A outra imagem, esta a cores, é do mesmo ano, de uma Ferrari 512 #6. E aí pergunto: quem guiou a Rossa de Maranello?

Cartas para a redação.


4 comentários:

Anônimo disse...

Nino Vaccarella, piloto de F1 nos anos 60.

Mestre Joca disse...

Ferrari 512S de Nino Vaccarella e Ignazio Giunti beirando os 270 Km/h na reta de Cerda, Targa Florio de 1970.

Anônimo disse...

esta foto saiu nno GPTotal tb. mas e mesmo giunti e vacarella com a 512S.
o mundial de marcas correu la ate 1973, depois pesquisando na internet descobri que a corrida foi disputada ate 1977, quando por razões obvias de segurança foi cancelada.
o lancia stratus que correu la em 73 e foi segundo lugar na corrida era pilotado por sandro munari, grande piloto italiano de rali nos anos 60 e 70, mas aquela era uma versão para o asfalto mesmo.
vale lembrar que munari pilotou tb uma ferrari 312 no ano anterior, cehgando em segundo lugar.

Hurricane disse...

Que hermosa imagen de la Ferrari. El otro compañero de Vaccarella y Giunti era Merzario.
Saludos