sexta-feira, 14 de março de 2008

Mantuano cibernético

O lendário piloto italiano Tazio Nuvolari, nascido em Mântova, na Itália, era por aqui conhecido como "Mantuano Voador". Na sua época, anos 20 e 30, não tinha pra ninguém no automobilismo, exceto dois alemães - Bernd Rosenmeyer (ídolo do Flavinho Gomes) e Rudolf "Carratsch" Caracciola.

Os três protagonizaram duelos inesquecíveis, mas Rosenmeyer morreu prematuramente e Caracciola foi um dos muitos pilotos que sucumbiram à Nuvolari num histórico GP da Alemanha em Nürburgring, onde o piloto italiano venceu o esquadrão da Mercedes, chefiado pelo lendário Alfred Neubauer.

A certeza da vitória era tanta, que só havia no circuito a partitura do hino alemão. Na época, o país era dominado pelo nazismo e por Adolf Hitler. Nuvolari tinha o disco com o hino italiano e este foi tocado para espanto e constrangimento geral do público. Algo semelhante no automobilismo com o que o ditador viveu quando o negro Jesse Owens sapecou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim-36.

Dei voltas e cheguei finalmente onde queria. Isto é pra dizer que entrou no ar nesta semana mais um ótimo site que tem tudo para ser referência para os fãs da velocidade, o Tazio.

Que, aliás, já está incluído entre os favoritos deste blog.

Nenhum comentário: