quinta-feira, 27 de março de 2008

Nota zero

A Stock Car começou a temporada 2008 com o primeiro dia de treinos coletivos em Interlagos, com 33 dos 34 carros inscritos treinando na pista paulistana, reflexo de algumas novidades: Antonio Pizzonia assinando com a Action Power para o lugar tido e havido como certo para o catarinense Matheus Greipel; Juliano Moro a pé porque um de seus prometidos patrocinadores não cumpriu compromissos e seu contrato com a Hot Car foi rompido; e Pedro Gomes testando pela RC3-Bassani, embora ainda sem nenhum acerto para o campeonato que se inicia em menos de duas semanas.

Guto Negrão, em casa nova - a Wogel Motorsports - fechou o dia como o mais rápido, com Popó Bueno em segundo. Os tempos, na casa de 1'44", foram considerados satisfatórios e os novos pneus da marca estadunidense Goodyear atenderam bem às solicitações.

Todavia, ao que parece, a tentativa de introduzir a adormecida chicane usada no GP do Brasil de Motovelocidade em 1992 foi completamente frustrada. O asfalto cedeu na passagem dos carros e a alternativa tão falada de "segurança" para a categoria merece uma bela nota zero após o primeiro teste.

O que se sabe é que com a adoção desta chicane, não só os riscos de acidentes numa freada brusca como esta podem ser grandes, como também a velocidade dos carros na reta será seriamente comprometida, praticamente eliminando a chance de ultrapassagens na tomada do S do Senna.

Normalmente, seria lógico que a direção da Stock partisse para outras alternativas a fim de tornar os seus próprios carros mais seguros e evitar que desastres como o que vitimou Rafael Sperafico na última prova da Stock Light ano passado, sejam uma constante. Ou então que a administração do autódromo encontrasse um caminho para alargar a área de escape naquele trecho perigoso. Nunca apelar para uma alternativa que mais parece um cão perneta.

Aguardemos futuros desdobramentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo Tricolor,

Qualquer IMPÉRIO um dia começa a declinar> Foi assim com os Impérios de nossa História e atualmente os EUA estão entrando na descida (só espero que tenham freios porque senão outros irão juntos), isso também vale para empresas, Artistas e ESPORTES. A F1 está começando a descer a Ladeira, a Indy já tá no meio dela, Protótipos chegou ao Fundo do poçe e começa a subir. Aqui no Brasil morreram as categorias de Fórmulas e Turismo, devido a ganância de alguns espertos, só que a Stock começou a cair e esta queda será inevitável, já que TUDO que sobe, DESCE, e a Stock, enquanto categoria automobilística é uma FARSA beneficiando uns poucos e o pior, com a anuencia da CBA, que aliás se omite no caso do nosso ex-autódromo.

Saudações Tricolores. Se der poderemos semana que vem irmos juntos ao Maraca para ver o Flu contra o Libertad,

Abraço,

Caíque Gravatinha.