sábado, 15 de março de 2008

PORSCHE, 20 ANOS DEPOIS!

(Postagem editada)

Nem Audi, nem Peugeot. Em Sebring, deu a marca que é sinônimo de resistência e vitórias em provas longas: a Porsche acaba de ganhar uma emocionante e equilibrada - senão uma das mais equilibradas dos últimos anos - disputa pelo troféu máximo das 12 Horas de Sebring.

Um troféu que andava distante das prateleiras da marca alemã havia 20 anos. A última vitória fora em 1988, com os lendários Klaus Ludwig e Hans-Joachim Stuck, a bordo do não menos lendário Porsche 962C. Hoje, na Flórida, Romain Dumas, Timo Bernhard e Emmanuel Collard são os homens que entram para a história após 351 voltas no total.

Eles cruzaram com apenas 12"979 de vantagem sobre o Acura de Adrián Fernandez e Luis Diaz, que fizeram um excelente trabalho dentro da pista, mas que foram desclassificados na vistoria técnica em razão da entrada de ar fora de acordo com o regulamento. E a lavada dos carros da LMP2 na classificação geral fica completa com o 2o. lugar do Porsche da Dyson, conduzido por Marino Franchitti / Butch Leitzinger / Andy Lally.

À Audi, restou o terceiro lugar do trio formado por Rinaldo Capello / Allan McNish / Tom Kristensen, que venceram na LMP1. Não só os alemães como a Peugeot levarão amargas lembranças desta 56a. edição das 12 Horas. Os franceses ainda conseguiram perder seu lugar no pódio para o valente Lola AER da Intersport Racing, que chegou em nono na classificação geral.

Na LMGT1, deu Corvette (que novidade...) com Jan Magnussen / Ron Fellows / Johnny O'Connell. Este último, seja na geral ou na classificação por categorias, bateu hoje um recorde: sete vitórias na 12 Horas, superando as seis de Phil Hill. O'Connell estava presente quando em 1994, pela última vez, um carro de categoria inferior venceu a prova: ele dividiu na ocasião um Nissan 300ZX da classe GTS com Steve Millen e John Morton.

A Porsche fechou o sábado com chave de ouro vencendo na divisão LMGT2 e em dobradinha, com dois carros da Flying Lizard nos lugares de destaque. Venceu o carro do trio mais forte da equipe dos "Lagartos Voadores", com Jörg Bergmeister / Wolf Henzler / Marc Lieb. Para a Ferrari, restou o terceiro posto do carro #61 da Risi-Krohn. Nesta categoria, a se destacar, a valentia do Dodge Viper da Primetime Racing, que cruzou na quinta posição entre oito da classe que receberam a bandeirada. Além de Porsche e Ferrari, a Dodge foi a única marca que conseguiu completar a prova na LMGT2 em Sebring.

Os 15 primeiros:

1. Romain Dumas / Emmanuel Collard / Timo Bernhard
Penske Motorsports - Porsche RS Spyder - 351 voltas em 12h03min46seg

2. Andy Lally / Butch Leitzinger / Marino Franchitti
Dyson Racing - Porsche RS Spyder - a 1'02"084

3. Tom Kristensen / Allan McNish / Dindo Capello
Audi Sport North America - Audi R10 TDi - a 1'07"697

4. Guy Smith / Chris Dyson
Dyson Racing - Porsche RS Spyder - a 1 volta

5. Scott Sharp / David Brabham / Stefan Johansson
Patrón Highcroft Racing - Acura ARX-01B - a 2 voltas

6. Mike Rockenfeller / Lucas Luhr / Marco Werner
Audi Sport North America - Audi R10 TDi - a 18 voltas

7. Jan Lammers / Fredy Lienhard / Didier Theys
Horag Racing - Porsche RS Spyder - a 18 voltas

8. Ron Fellows / Jan Magnussen / Johnny O'Connell
Corvette Racing - Chevrolet Corvette C6-R - a 23 voltas

9. Jon Field / Clint Field / Richard Berry
Intersport Racing - Lola B06/10 AER - a 24 voltas

10. Olivier Beretta / Oliver Gavin / Max Papis
Corvette Racing - Chevrolet Corvette C6-R - a 31 voltas

11. Pedro Lamy / Nicolas Minassian / Stéphane Sarrazin
Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi FAP - a 33 voltas

12. Jörg Bergmeister / Marc Lieb / Wolf Henzler
Flying Lizard Motorsports - Porsche 997 GT3 RSR - a 37 voltas

13. Darren Law / Alex Davison / Seth Neiman
Flying Lizard Motorsports - Porsche 997 GT3 RSR - a 40 voltas

14. Eric van de Poele / Tracy Krohn / Nic Jönsson
Risi Competizione / Krohn Racing - Ferrari F430 - a 43 voltas

15. Allan Simonsen / Pierre Ehret / Jim Tafel
Tafel Racing - Ferrari F430 - a 46 voltas

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Rodrigo. Bela cobertura. Assiste pedaços no SpeedChannel. Não deu pra tudo. Mas tinha a certeza que tu farias a cobertura da prova. Agora vamos tomar uma para homenagear a Porsche e assistir a F1.
Abs

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.