domingo, 2 de março de 2008

WTCC corrida 2: o presente de aniversário de Tarquini



Todo piloto que se preza quer vencer. Quando faz aniversário, melhor ainda. Foi o caso do italiano Gabriele Tarquini, da equipe oficial Seat. Completando 46 anos em pleno domingo de corrida do WTCC em Curitiba, o transalpino algoz de Augusto Farfus ano passado venceu a segunda prova da rodada dupla inaugural da temporada.

Graças à perda de 10 posições para o espanhol Jordi Gené - uma vez que os comissários o consideraram culpado num acidente com Alain Menu, o holandês Tom Coronel herdou uma improvável pole position com a inversão do grid para a segunda corrida. E o piloto da Sunred não conseguiu segurar o rojão. Chegou na primeira curva já atrás do espanhol Felix Porteiro e na saída do Esse de Baixa, Tarquini vislumbrou a chance de passar e pronto... não saiu mais da liderança.

Tal como na primeira corrida, Augusto Farfus largou mal. De sexto foi pra oitavo, conseguindo se recuperar para terminar exatamente em sexto, não sem antes dar um "calor" tremendo no sueco Rickard Rydell nas voltas finais. Ficou nítido que a BMW está ligeiramente atrás da Seat, especialmente porque os espanhóis introduziram o motor turbodiesel, que os bávaros ainda não possuem.

E quando digo ainda, é porque o modelo 320TD está sendo preparado para estrear ainda em 2008, provavelmente na rodada dupla de Valência. Aí é que eu quero ver se o bicho vai pegar na disputa entre as montadoras.

Punições

Terminado o evento, os comissários anunciaram uma série de punições: Augusto Farfus perdeu o 3o. lugar na primeira corrida do dia, porque o suporte da fixação da proteção do motor estava fora do regulamento, infringindo o artigo 263 do anexo J.

Pierre-Yves Corthals, que vencera a primeira corrida entre os independentes, sofreu um acréscimo de tempo de 30 segundos no tempo total de corrida, pois ele foi considerado culpado num entrevero com o espanhol Sergio Hernandez. Este último arrumou uma briga no parque fechado e foi multado em 5 mil euros por conduta inconveniente. E perdeu 10 posições no grid da segunda corrida, assim como Jordi Gené.

Nenhum comentário: