quarta-feira, 2 de maio de 2007

Varandão da saudade

Mais um retrato dos anos dourados do nosso automobilismo, cortesia de Mestre Joaquim e seu vastíssimo arquivo que ele compartilha conosco e com os demais blogueiros.

Eis uma fila de responsa numa prova da Divisão 4. Não é difícil identificar o trio de protótipos.

Em primeiro plano, com o carro 16 - todo vermelho, Marcos Troncon e o Royale-Chevrolet.

No meio, uma lenda do esporte, o Heve-Volkswagen P6 da Hollywood e o carioca Maurício Chulan ao volante.

E lá na outra ponta, com o inconfundível patrocínio do Nissan Pioneer Team Dacnar, Édson Yoshikuma, que compraria o Opala 84 (gracias, Amaral, pela correção) de Pedro Victor de Lamare. O carro de Yoshikuma na foto, pelo que pude perceber, é um Heve.

Repare que eles usavam o pneu Goodyear Blue Streak naqueles tempos em que equipamentos importados ainda eram permitidos. No início de 1977, entraram em cena os pneus nacionais Maggion - alguém lembra deles?

E por falar nisso... de que ano é essa foto? 1974 - ano em que a D-4 teve três ou quatro etapas apenas, ou 1975?
Comentem, participem!

7 comentários:

Anônimo disse...

olá rodrigo

eu acho q o ano é 1974; o royale do troncon não lembro de ter visto nas corridas q fui; 75 foi o ano em q luis pereira bueno dominou com o berta-hollywood, não foi?

e uma retificação: o número tradicional do pedro vitor de lamare era 84, não?

grande abraço
amaral

Anônimo disse...

saiu do ar mesmo o site podcast1.com.br, onde voce hospeda teus programas de audio?

Anônimo disse...

Gente ,que foto !Esse Royale é maravilhoso, é mais classico que o Heve ,que acho meio sem graça ,não gostava também do Chevron,enfim o Royale é mais sensual !
Agora ,esse angulo com esses prototipos super bem cuidados nos detalhes ,na pintura ,no brilho, fica até com cara de prova internacional ,tá lindo demais!

O ano.....não sei!

Jonny'O

Anônimo disse...

Jonny,

O Royale é mais bonito porque era mais velho, igual ao Snobs. Era de uma época em que a traseira era mais bem acabada, mas o carro era ruim de se pilotar, o Celidônio uma vez me contou que era uma carro muito arisco. O Heve já tinha um desenho de acordo com a época. O Royale já estava modificado ao utilizar motor GM com preparação de Silvano Pozzi, que naquele mesmo ano preparou o motor do meu Chevette de Rua.
O ano é 1974.

Mestre Joca disse...

Sem dúvida, o ano é 1974.
Jonni'O repare na traseira bem modificada do Royale, trabalho feito pelo Silvano Pozzi para acomodar o motor GM Opala de 4 cilindros encamisado para 2 litros.
Caíque, como sempre, tem razão; o projeto do Royale é de 69, chassi tubular feito para disputar o Inglês e Europeu de 2 Litros. Já o Heve tinha um conceito mais moderno, semimonocoque e outras mumunhas na suspensão (barras e cargas de molas diferentes, etc., além do projeto aerodinâmico mais refinado, meio baseado na Lola T-210 e Chevron B-21.Abs. a todos

Anônimo disse...

Em tempo: este Royale havia estreado na inauguração do Autódromo de Goiãnia com vitória na sua categoria (Classe A) após o abandono do Heve P6 do Chulam. Ganhou mas não levou os pontos, devido ao chassi estrangeiro, o que levou o Troncon a abandonar a categoria alguns meses mais tarde. Salvo engano, este mesmo carro andou nas mãos do ex-senador Luis Estêvão, que ganhou algumas corridas em Brasilia lá por 72 ou 73, naquele circuito improvisado em volta do estádio Pelezão.

Anônimo disse...

Maravilhas!
Joaquim e Caique.
O Sr.Teko teko e o Matrakatrika!
Que dupla!

Jonny'O