Em Valência, a Peugeot venceu de novo. Mas desta vez, não foram Nicolas Minassian e Marc Gené quem comemoraram o triunfo. Stéphane Sarrazin e Pedro Lamy levaram o 908 HDi FAP ao topo do pódio, à manutenção da invencilibidade e também ao comando do campeonato na categoria LMP1, com 16 pontos somados.
Pontualmente às 13h, hora local, os 46 carros saíram para 1000 km ou 6 horas de prova e, desde o início, ficou claro que os Peugeot não teriam adversários à altura, como em Monza. Diversos problemas atrasaram os três Pescarolo - os dois do time oficial e o da Rollcentre. E aí vieram para a briga o Lola Judd do Team Charouz e o excelente Lola Audi Turbo da Swiss Spirit, que fazia sua estréia.
Os dois Peugeot se revezaram no comando até que na 169ª volta, o protótipo de Minassian / Gené teve um problema insolúvel e foi recolhido para a garagem. O Pescarolo da Rollcentre assumiu o segundo posto, mas novas falhas relegaram o carro da equipe inglesa para quarto.
Lamy / Sarrazin venceram com três voltas de vantagem para o Lola Judd de Charouz / Yoong / Mücke, cabendo o terceiro lugar à Swiss Spirit e o Lola Audi guiado por Fässler / Alexander / Deletraz. Aliás, louve-se o esforço de Stefan Mücke e principalmente de Jean-Denis Deletraz, que num único fim de semana conseguiu dois pódios! - basta ler o post sobre o FIA GT.
A Pescarolo salvou um quinto e um sexto lugares, numa jornada negra para o time do velho Henri. E na LMP1, o sétimo carro a pontuar foi o Lola AER de Berridge / Evans / Owen, com muitas voltas de atraso.
LMP2
Na divisão 2 de protótipos, os vencedores de Monza não terminaram. O carro de Lienhard / Theys / van de Poele desta vez quebrou e ficou fora dos pontos. Thomas Erdos / Mike Newton tinham potencial para vencer, mas o MG Lola falhou no momento decisivo e a dupla anglo-brasileira amargou um modesto sexto lugar. A vitória foi do trio formado por Amaral / Castro / Burgueño, no Lola AER da Quifel ASM, secundados pelo carro de Filhol / Jouanny / Nicolet, da Saulnier-JN Investissments. O Radical AER de Greaves / Moseley / Liddell fechou o pódio.
LMGT1
A GT1 foi um passeio dos Saleen. Os Vettes e Aston Martins não foram adversários à altura e a vitória, merecidamente, foi de Stéphane Ortelli / Soheil Ayari, da Oreca. Mais expressivo foi o segundo lugar do trio italiano da Racing Box, formado por Cioci / Perazzini / Tavano, dando ao luxo de cruzar com uma volta inteira de avanço sobre o Aston de Bouchut / Gardel / Gollin, uma pálida sombra do carro competitivo em Monza.
Christian Fittipaldi estreou pelo Team Modena, também num Aston Martin, na companhia de Liz Halliday e Antonio Garcia. O brasileiro guiou muito bem - foi inclusive o mais rápido do trio - em seu primeiro turno, mas depois o carro teve problemas mecânicos e eles perderam muito terreno, terminando em quinto na divisão e num modesto 25º lugar na classificação geral.
LMGT2
Finalmente, a GT2 assistiu ao triunfo do novo Porsche 997 GT3 RSR. Cortesia do bicampeão de pilotos da classe, Marc Lieb, que voltou à velha forma na parceria com Xavier Pompidou, seu companheiro de conquista no ano retrasado. A dupla da Proton-Felbermayr venceu com uma volta de avanço sobre a Ferrari de Bob Bell / Allan Simonsen, uma grata surpresa do fim de semana. Alex Caffi / Denny Zardo completaram o pódio e o trio vencedor em Monza, formado por Hernandez / Bonetti / de Simone foi apenas o 7º colocado na divisão.
Destaque negativo para o abandono dos dois Spyker e para o Team LNT, uma pálida sombra do que foi ano passado, se retirando cedo da disputa com seus dois Panoz Esperante. Vão ter que trabalhar um bocado para não fazer feio em Le Mans, a próxima parada da maioria das escuderias, que testarão por lá no dia 3 de junho.
2 comentários:
Tivemos um fim-de-semana horrivel, mas em Sarthe as coisas serão diferentes e só temo o Leão. Os Bambis Tedescos engoliremos.
Oi Rodrigo,
vc sabe de alguma coisa do Pagani Zonda ?
abs
Filipe W
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