segunda-feira, 14 de maio de 2007

Freando a Alonsomania

Os jornais exaltam, com toda razão, a vitória de Felipe Massa no GP da Espanha de Fórmula 1. Mas foi uma corrida chata do início ao fim, face o regulamento burro que não permite ultrapassagens e define as coisas no treino de sábado ou, dependendo da ótica, na primeira curva de cada circuito.

Foi assim em Barcelona, onde Massa deixou o lado de fora para o espanhol Fernando Alonso tentar a sorte na primeira curva. E o piloto da McLaren bem que arriscou. Mas viu que se forçasse de forma desnecessária, acabaria de imediato com sua corrida. Resultado: Massa dividiu duramente a curva, pensando "aqui não!" dentro do capacete. E não arregou para o bicampeão, que saiu pela terra e caiu para quarto, reclamando depois que chegou à curva 1 antes do brasileiro e de um toque que teria danificado seu carro.

Lógico que o viés da imprensa espanhola é totalmente diferente e, para os fanáticos Alonsomaníacos, o veredito para Massa é um só: culpado. Mas ele fez o que tinha que ser feito e na mesma situação posso garantir que qualquer outro piloto agiria igual a ele.

Daí em diante, com exceção de uma ou outra briga no pelotão intermediário e algumas quebras - previsíveis como as de Webber e Trulli ou inesperadas, como a de Raikkönen - a corrida foi tediosa.

Só se salvaram da pasmaceira a Red Bull, que conseguiu com David Coulthard um importante e encorajador 5º lugar, depois de um bom rendimento do RB3 nos testes lá mesmo em Barcelona. É o tipo da situação onde já se sente a influência positiva do genial Adrian Newey, engenheiro-chefe da equipe.

E a Super Aguri, que em menos de um ano e meio de F-1 já marcou seu primeiro ponto! Aliás, nada surpreendente nisto em razão do potencial de Sato e Anthony Davidson. E foi o japonês quem conseguiu tal feito, colocando os nipônicos como o 77º time a figurar entre os pontuados na categoria máxima.

Isto prova que a Honda, apesar de uma razoável performance na qualificação, ainda encontra um problema sério: o famoso "problema de junta".

Junta tudo e joga fora.

2 comentários:

Felipe Maciel disse...

Hahaha eu usei a piadinha da junta num post sobre a Renault há alguns dias.

O Massa fez o que tinha que fazer mesmo. O problema é esse sistema de pontuação que desvaloriza a vitória em detrimento da regularidade. Não fosse isso, o Massa já seria líder. Vamos ter que esperar até ano que vem para ver se o Bernie muda mesmo a contagem como havia prometido.

E o Coulthard finalmente! Merecidíssimo o quinto lugar.

Quanto a chicane, não rendeu nada. Mexeram no traçado e continuamos na mesma.

Anônimo disse...

Chicane : só adiantaria se fizessem uma sucessão de curvas tipo Mirabeau/Grand Hotel/Portier;
Honda : TEM que copiar o carro da Super Aguri !!!