domingo, 6 de maio de 2007

O pior e mais injusto campeão estadual de todos os tempos

O futebol por vezes é tremendamente injusto.

Todo mundo que viu o Estadual do Rio de Janeiro percebeu uma coisa: não há time melhor por aqui do que o Botafogo.

Como todo time que ambiciona títulos, tem lá suas falhas. Mas do meio-campo para frente, ninguém ousa dizer que seja um time ruim. Venceu clássicos, jogou muita bola em diversas partidas e o trabalho do técnico Cuca jamais merece questionamentos.

O outro lado da moeda chama-se Flamengo.

O "mais querido", como dizem por aí, tem um time limitadíssimo. Todo mundo que conhece 30% de futebol sabe que, há 20 anos atrás, nenhum dos onze titulares (vá lá... o goleiro Bruno é bonzinho...) seria titular em qualquer time grande do futebol brasileiro. Afinal, quem são Ronaldo Angelim, Irineu, Juan, Léo Medeiros, Claiton, Leandro Salino e outras babas?

Os rubro-negros vão sapatear de ódio contra este escriba e vão certamente esbravejar: "Eles são campeões cariocas".

Ok. Parabéns. Mas parem pra pensar.

Que campeão é esse que passa o Estadual inteiro sem vencer um único clássico em 90 minutos de bola rolando?

Recapitulando: no turno, empate em 3 x 3 contra o Botafogo. Na semifinal da Taça Guanabara, empate em 1 x 1 contra o Vasco, vencendo o rival nas penalidades máximas.

No returno, vexame: derrota de virada no finzinho por 2 x 1 para o Fluminense e outra ainda pior para o Vasco, por 3 x 0.

Na decisão, dois empates pelo mesmo placar - 2 x 2, contra o Bota, ganhando o título na loteria dos pênaltis por 4 x 2.

Não quero tirar o mérito do goleiro que pegou dois pênaltis mas, com uma campanha tão pífia, o Flamengo não merecia o título.

Nunca.

Afinal, na soma dos pontos dos dois turnos, ficou atrás de Volta Redonda e Madureira - que não foram à decisão, exceto o tricolor do subúrbio, que venceu o Urubu duas vezes este ano, uma delas por 4 x 1.

É possível que o time de Ney Franco tenha realizado a campanha mais fraca de um campeão nos últimos 30 anos de Campeonato Carioca. E agora, fica a pergunta:

Será que com o CRF campeão, vai ter gente chamando o Estadual de "me engana que eu gosto", como falavam nos anos de títulos de Fluminense, Vasco e Botafogo?

Pois é, quem desdenha, quer comprar...

10 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto seu salvou meu domingo Rodrigo.

Em todo caso teremos a quarta feira que não vai ter apito amigo, aí veremos quem vai mais longe na Libertadores ou na Copa do Brasil.

Wallace Michel

Anônimo disse...

Rodrigo,
O Fla mesmo não merecendo foi campeão, pronto nada mais a falar ou escrever, afinal o Futebol é o unico esporte que permite injustiças, mas elas fazem parte. Com relação ao Renato M. Prado, nada a declarar. Você não pode ou deve afinal é seu colega de empresa, mas eu que sou bloguista posso: Esse senhor que se arroga o direito de se dizer jornalista, tal qual o José Luis Rodrigues (esse eu conheço muito bem quando fui Vice-Presidente de Esportes de Clube), é um OTÁRIO e mereceria uma CPI para que se soubesse como subiu tanto nas Organizações Globo. Eu sei, e isso um dia vai se tornar público e vai para os gossips. Realmente quero ver o que ele vai falar agora sobre o Me engana que eu gosto.
De mais a mais resta a torcida do Fla comemorar e achar que o Ney Franco poderá substituir o Dunga.

Gustavo Castro disse...

Concordo contigo Rodrigo. O "mais querido do Brasil" tem um time mediano. E o Botafogo mereceu mais este título.

Jefferson Luis Bellenda disse...

aos vencedores os louros e aos perdedores as desculpas...poder de decisão...a camisa que joga sozinha...sempre foi assim...29 títulos!!!!!!!!!!!!!!!!

Rodrigo Mattar disse...

Continuem tentando inutilmente superar o Fluminense... corram atrás, é isso aí... o freguês tem sempre razão.

Felipe Maciel disse...

Eu já tinha passado por aqui mas com um pouco de pressa e nem parei para olhar direito sua página. Agora eu vim e dou de cara com esse post falando mal do meu flamengo. Já estava começando a escrever quando notei que ali no canto tem o link do meu blog. Não faço idéia de como descobriu o blogf-1 mas prontamente já indiquei esta página por lá também, até porque gostei muito do conteúdo como um todo.
Agradeço pela força, vou aparecer mais vezes.
Puxa, até desisti de argumentar a favor do flamengo...
Abraços
T+

Anônimo disse...

Perdão Rodrigo,
Sou tricolor de coração, nascido e criado nas Laranjeiras, porém moro fora do RJ já tem algum tempo.
Detesto o Flamengo, torço contra eles em todas as categorias e modalidades que existem ou possam vir a existir, mas a fórmula de disputa da competição permitiu a vitória deles.
A nossa incompetência tb.
Lembre-se amigo, fazem dois anos que nem sequer nos classificamos para uma mísera semi-final de turno.
Os únicos que fazem frente ao Flamengo em decisões somos nós.
Vasco e Botafogo AMARELAM SEMPRE!
Isso é culpa deles ? Não...apenas cumprem o papel da raça e correria e deixam que os demais percam para eles mesmos.
Ah....e tb é inegável que a sorte tb é mãe carinhosa para eles e madrasta para os demais.
O Jonílson chuta para fora da linha da pequena área, enquanto o tal de Nei acerta um chute daquele na quarta...assim fica F...
E tem mais...tomara que quarta só ganhem de 2....
Saudações Tricolores

Anônimo disse...

Acho que o Fla tem todo o direito de comemorar, eu não gosto, mas tem. O que não entendo, caro amigo Tricolor, porque a Fla-Press insiste em falar que o Fla teve, raça e a torcida venceu o jogo.
Ontem enquanto via o Jogo com meu Velho (Tricolor Doente), comentava com ele , depois que o Bota virou e perdeu 3 gols feitos, que a Torcida urubu tava caladona e possivelmente rezando pra uma bola não entrar e deu certo, mas a torcida não fez a mínima diferença para o resultado do jogo, mas a Fla-Press insiste com isso e acha que funciona.

Em tempo: A melhor profissão do mundo é ser comentarista de futebol. Não comentam nada e ganham uma nota preta.

Anônimo disse...

Ao saco de gatos;
Caro,
Superar o fluminense? como assim?
Voces tem mundial ? NÃO
Voces tem libertadores ? NÃO
Temos mais Brasileiros que voces.
Temos mais Copas do Brasil que voces.
e para finalizar, voces somente tem mais campeonatos cariocas, pelo simples motivo de disputá-lo a mais tempo. Contando desde quando o Mengo começou a disputar o carioca, também temos mais títulos que voces.

A propósito, a ultima disputa de campeonato carioca entre Fla e Bota, em 89, quem foi garfado fomos nós com aquele empurrão do Mauricio no Leonardo. Então, erro de arbitragem, faz parte!

abraços

Rodrigo Mattar disse...

Respondendo:

Voces tem mundial ? NÃO

Não? E a Copa Rio? Com a boa vontade da FIFA, assim como o título do Palmeiras, será reconhecido como um Mundial Interclubes. A propósito, recomendo a leitura do meu post sobre a Copa Rio.

E cá pra nós, Mundial em jogo único não existe.

Voces tem libertadores ? NÃO

Ok, mas vocês só tem uma. Santos tem duas, Grêmio duas e o São Paulo 3, as três em quinze anos. O título de vocês foi com o único time forte que o Flamengo teve em toda a sua história.

Temos mais Brasileiros que voces.

Quatro contra dois, porque a CBF não reconhece a Copa União de 1987 e essa mesma CBF insiste em dizer que a Taça de Prata (QUE O SEU TIME DISPUTOU) não é Campeonato Brasileiro, sendo que tinha as 17 melhores equipes da época. Portanto era o Brasileiro e o Flmuminense é campeão brasileiro também.

Temos mais Copas do Brasil que voces.

Ok, mas em 1992 fomos clamorosamente garfados em Porto Alegre e em matéria de vexame, empate. Seu time perdeu pro Santo André e o meu pro Paulista.

E para finalizar, voces somente tem mais campeonatos cariocas, pelo simples motivo de disputá-lo a mais tempo. Contando desde quando o Mengo começou a disputar o carioca, também temos mais títulos que voces.

Ok, mas em matéria de decisão você sabe quantas vocês ganharam do Fluminense? Você sabe? Eu sei: foram 3 apenas. E nós, seis.
O freguês tem sempre razão.

Sem mais.