quarta-feira, 30 de maio de 2007

Memória Le Mans - "Tragédia"

Em 1955, na 23ª edição da história da prova, Mike Hawthorn e Yvor Bueb chegaram em primeiro com um Jaguar D-Type. A vitória da dupla britânica foi completamente ofuscada pelo maior acidente que aconteceu nas 24 Horas de Le Mans.



Um vídeo de aproximadamente 3 minutos traz cenas vivas de uma tragédia do esporte a motor. Foi a corrida em que o francês Pierre Levegh, que tinha uma pequena experiência de seis GPs de Fórmula 1, acidentou-se com a Mercedes-Benz 300 SLR número 20, que dividia com John Fitch. A colisão com outro veículo, o Austin de Lance Macklin, deu-se na terceira hora de corrida. Depois do choque, a mais de 200 km/h, o bólido de Levegh projetou-se contra a arquibancada lotada e matou 82 pessoas - incluindo o próprio piloto.

As Mercedes de Juan Manuel Fangio / Stirling Moss e Karl Kling / Gilles Simon, que eram companheiros de equipe de Levegh, foram retiradas da prova na 10ª hora de corrida por Alfred Neubauer, o diretor esportivo da marca alemã.

Os ingleses, que nada tinham a ver com isso, seguiram até o fim e por isso venceram. Foi em razão deste incidente que a Mercedes retirou-se por mais de 30 anos do automobilismo até voltar em 1986 associada a Peter Sauber, no Mundial de Grupo C. Diversos países cancelaram eventos automobilísticos naquele ano, como a própria França. E a Suíça, muito embora emprestasse seu nome a duas provas realizadas em 75 e 82 - ambas em Dijon-Prenois, nunca mais sediou corridas automobilísticas em seu território.

4 comentários:

Anônimo disse...

É uma historia tragica do automobilismo mundial, na serie de livros "Carros" ela é contada bem detalhadamente, inclusive chama atenção para um detalhe.
Quando a direção da mercedes chama os carros aos boxes para abandonar a prova ,eles aceleram varias vezes o motor para mostrar a todos que esta tudo em ordem ,para depois desligar e abandonar a competição.

Jonny'O

Anônimo disse...

Eu já havia assistido as estas cenas num dos HAVOC´s, lançados pela editora abril/QuatroRodas. Quando vi me chocou, aquilo parecia um míssel lançado contra a arquibancada! Porém, estas imagens digitalizadas estão bem melhores, e eu nunca havia acompanhado o resumo da corrida do início ao fim. Valeu! lsmn

Maldição do velotrol disse...

rodrigo...como o mike hawthorn nao tinha nada ha ver com o acidente amigo???? foi ele que o causou!!!!
esqueceu? ele deu uma trancada no austin healey que o levegh colidiu antes de decolar!

Alexandre Carvalho disse...

Rodrigo, o que voou em direção ao público não foi exatamente o carro e sim o motor. Por conta disso, muitas das vítimas foram mutiladas.