terça-feira, 8 de maio de 2007

Opalões - II

O segundo dos Opalões que vamos relembrar fez história nos Pampas, graças à paixão de Pedro Carneiro Pereira pelo automobilismo.

Gremista ferrenho, narrava jogos de futebol na Rádio Guaíba no início dos anos 60 quando aos 24 anos decidiu ser piloto. Começou a carreira competindo com Fusca, Gordini e também com uma Carretera Chevrolet-Corvette.

Em 1968, trocou para um FNM-JK de 2 litros, até que em 70 passou a conduzir o carro com o qual fez história no Rio Grande do Sul: um Opala quatro portas, primeiro preparado com motor de 3.800 centímetros cúbicos de cilindrada e depois com a mecânica 250-S.

Com seu carro pintado de branco (patrocinado por Bardahl e Intersul) e o indefectível número 22 nas portas, Pedrinho foi um dos mais fortes rivais dos paulistas Pedro Victor de Lamare e Carlos Alberto Sgarbi, que também corriam de Opala. Ao mesmo tempo, ele corria também na Fórmula Ford com um Bino azul-escuro, número 5.

No dia 21 de outubro de 1973, ele disputava a quarta etapa do Gaúcho de Turismo, quando na segunda volta da prova em Tarumã, ele e Ivan Iglésias se chocaram na reta. Os dois Opalas capotaram e o fogo imediatamente tomou conta dos carros, que se encontravam com os tanques repletos de gasolina. Os bombeiros nada puderam fazer: Pedrinho e Ivan morreram na hora.

O acidente causou comoção instantânea no Rio Grande, a ponto da Rádio Guaíba interromper os trabalhos no Beira-Rio, onde Armando Ranzolin transmitiria o jogo entre Inter x São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. A emissora silenciou e logo depois entrou com músicas sacras para homenagear o passamento de Pedro Carneiro Pereira.

Abaixo, a última foto do Opalão do piloto antes do acidente fatal.

4 comentários:

Mestre Joca disse...

Salvo engano, este Opala do Pedro Carneiro Pereira tinha sido do Bird Clemente, que havia vencido uma 24 Horas (algo assim) de Interlagos e batido o recorde brasileiro (não homologado)de velocidade, na rodovia Castelo Branco. A confirmar...

Rodrigo Mattar disse...

É ele mesmo, Joaquim. A tentativa do Bird foi em 1970, andando a 232 km/h na Castelo e pouco depois o carro foi comprado pelo Pedrinho Carneiro.

Anônimo disse...

Tenho a QR da época da quebra do recorde com uma descrição técnica do bicho só preciso desencavar ela hehehe

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Boa Noite,

Achei um site e um vídeo(ver com o QuickTime instalado) com uma reportagem sobre o Pedro:

site: http://www.pvtech.com.br/canalweb/

Vídeo:
http://www.pvtech.com.br/webtv/arquivos/Pedro.Carneiro.Pereira.zip

Abraços.