segunda-feira, 28 de maio de 2007

Tédio zero é aqui



Pra quem viu ontem o tédio de Mônaco, uma lembrança incrível do nosso automobilismo, by mestre Joaquim.

Ele garante que estava lá. Eu acredito.

Eis uma prova de rua em Anápolis, interior de Goiás, no ano que não terminou - 1968.

É hora de perguntar: quem seriam os pilotos na foto? E o estranho carro à frente do Fuca?!?

10 comentários:

Anônimo disse...

Juca,
grande foto. Ficarei quieto sobre a Trapizonga. O Veloz precisa comparecer a esse Saco de Gatos!!!

Anônimo disse...

A mecânica é Vemag, né? Não seria o tal DKW de gesso?

Anônimo disse...

hahha primeira risada do dia, quase de noite mas é assim; é que parece a 'corrida maluca'!
Aqui em Joinville, pela mesma época, também rolava uma prova de automobilismo de rua, mas não encontrei nenhum registro na web (creio que o Paulo César Machado já corria,'paulo loco', que costuma pilotar atualmente nas mil milhas de Interlagos). Vlw
lsmn

Mestre Joca disse...

Sim, César Costa.
O caique, por elegância, se escusou de citar o nome do carro. Esta corrida se realizou em 28 de julho de 1968, em Anápolis, Goiás. Morava então a três quadras deste local da foto. Esta foi a primeira corrida que assisti na vida, do alto de meus 14 anos. Observem a quantidade de gente nas ruas, os carros passando junto ao público, uma simples corda - quando havia - a separar assistência da pista.
Na foto, como bem identificou o César Costa, o protótipo MH-DKW do piloto e construtor goiano Marcos Jardim. Atrás, o Fusca 1600 cc (um dos primeiros a rodar no Brasil em competições com essa cilindrada) do Ênio Lourenço Garcia, vencedor desta corrida.

Anônimo disse...

Na frente do fusca é o "Patinho Feio" do Alex Dias Ribeiro de Brasília. VW 1800 cc.

Mestre Joca disse...

Não, meu caro Anônimo.
O MH DKW usava uma plataforma de Vemaguete e um chassi tubular sobre ela. Motor DKW de 1.100 cc,coisa aí de 90 HP, três Dellorto de boa procedência, freios originais a tambor (pelo menos na época em que conheci), câmbio de quatro marchas na coluna.O escapamento dimensionado provocava um urro inesquecível. Foi construido pro Osmar Cidadão (GO)sobre desenhos e "conceito" do Marcos Jardim. Era um adversário temível em provas de rua (exceção feita a Brasilia, pois aquelas longas retas não permitiam grandes vôos do motor DKW). Mas com a chegada dos VW 1600 cc e consequente proliferação destes, deixou de ser competitivo.Escrevi a história deste carro numa coluna lá do Blig do Gomes ("O Carro que Desmanchou")e me orgulho de ter trazido à posteridade um pouco da nossa história automobilística. Abs.

Anônimo disse...

Mattar ,o Joaquim anda escondendo o jogo, cada hora ele aparece com uma foto diferente desse carro.
Queria virar um mosquito só para dar uma espiada no acervo do nosso conhecido CPU Joaquim.

Jonny'O

Anônimo disse...

Ainda no assunto:este fusca era o grande vencedor de corridas no Planalto Central em 1968. Era um modelo 1965 repotenciado com um motor 1600 cc , dupla carburação e pouquissima preparação, freios a tambor.Chegou a fazer um segundo lugar numa 500 Milhas do Rio, atrás somente da BMW Alpina do Delamare/Balder. Serviu de base para a criação de outro lendário protótipo, o Elgar GT-104. Mas aí é outra história.

Anônimo disse...

E pensar que o Nelsão Piquet começou sua carreira aqui em Goiânia com uma prova nesse estilo...

Wallace Michel

Mestre Joca disse...

Wallace,
Se me permite o lembrete, o Nelson também começou sua carreira automobilística em Anápolis, em 1971, no antigo circuito do bairro Jundiaí. Estreou com um VW que era de sua irmã, Jerusa, e equipado com o motor do Patinho Feio do Alex Dias Ribeiro. Em 72 e 73, continuou sua carreira no circuito do Pelézão, DF. Se andou em Goiânia de carro, realmente não me recordo, mas de kart com certeza, pois vi-o correndo no circuito da Praça Cívica. Abs.