terça-feira, 29 de maio de 2007

Memória Le Mans - "Jack Bauer à francesa"

Quem gosta de seriados americanos atuais - eu não, porque Friends saiu do ar - sabe por A mais B que o herói de 24 Horas é o personagem Jack Bauer, interpretado por Kiefer Sutherland.

E por que a comparação de um seriado atual com as 24 Horas de Le Mans?

Simples: não só porque o título da série é quase igual ao da clássica prova longa francesa, como também porque um piloto entrou para a história por guiar praticamente sozinho durante a 18ª edição das 24 Horas.

O autor da façanha foi Louis Rosier, que em 1950 - ano da realização da corrida - era também um participante do recém-inaugurado Mundial de Fórmula 1. Aliás e a propósito, o carro inscrito por ele e seu filho Jean-Louis era justamente o Talbot-Lago T26/GS de F-1, com rodas cobertas para atender o regulamento.

Mostrando invejável e inacreditável resistência física para uma corrida tão longa e exigente, Rosier (o pai) exagerou: além de liderar grande parte da prova, esteve ao volante por 23 horas e 50 minutos! Jean-Louis deu só duas voltas e cedeu o volante ao pai para que este terminasse a prova.

Um feito espetacular e raro nos dias de hoje, que não permitem o piloto guiar mais do que 3 horas consecutivas por exigência do regulamento.

Rosier e seu filho venceram a prova com a média de 144,380 km/h (recorde) - percorrendo 3465,120 km no total.

2 comentários:

Mestre Joca disse...

Mattar,
Algo "quase" similar aconteceu no Brasil na disputa das 12 Horas de Interlagos de 1965. O petropolitano Mário Olivetti pilotou sua berlineta Interlagos por 11:40 minutos pois seu co-piloto Manuel Maria havia largado e dirigido só 20 mminutos por causa da pesada neblina que caía sobre o circuito. Acho que é recorde nacional, quiçá sul americano, pois jamais ouvi falar de outra façanha dessas aqui nas plagas tupiniquins.

Anônimo disse...

Puxa!Nunca dei devida atenção a esse importante detalhe ,incrivel o que fez o Rosier ,mas ficou faltando uma foto ,hein Mattar?!!

Jonny'O