segunda-feira, 14 de maio de 2007

A última enganação de John McDonald

John McDonald esteve na Fórmula 1 como dono de equipe em duas oportunidades - fracassando em ambas - e por um triz, não comandou uma terceira enganação: a Trussardi.


O carro da foto acima é um Benetton B186, que receberia o nome da marca italiana de jeans, co-patrocinadora da Arrows na temporada de 1987. Em associação com o consórcio japonês Middlebridge, que depois deixaria sua marca nas hoje extintas equipes Onyx e Brabham, McDonald queria alinhar dois carros para Emanuele Pirro e Aguri Suzuki, com motores Megatron - que eram os BMW de quatro cilindros em linha.

A FIA, de olho na falcatrua, vetou o uso do chassi antigo da Benetton e a equipe jamais saiu do papel.

Em contrapartida, McDonald conseguiu fazer surgir sua equipe, a RAM, em dois momentos distintos: o primeiro em 1976, com velhos chassis Brabham BT44 e pilotos pagantes, como Loris Kessell, Lella Lombardi, Jac Nelleman e outras sumidades. O projeto não durou nem um ano.

Em 1981, ele reativou o nome March e com ele retornou à F-1, correndo naquele primeiro ano com Derek Daly e Eliseo Salazar. No ano seguinte, Raul Boesel foi um dos engambelados pelo dono da escuderia, que em 1983 transformou a March em RAM. Seus carros normalmente se classificavam da 20ª posição para trás e em 1985, ainda conseguiram alguns resultados razoáveis em treinos graças ao talento de Manfred Winkelhock, que morreria em Mosport numa prova do Mundial de Marcas.

Nos testes de Jacarepaguá, a RAM ainda fez uma última tentativa com Mike Tchackwell visando o Mundial de 1986, mas a equipe não tinha mais dinheiro e foi obrigada a encerrar suas atividades.

Após o malogro com a Trussardi, McDonald aventurou-se como chefe da equipe Superpower na Fórmula 3 e na F-3000, antes de ser nomeado team manager da Brabham em 1991. Foi o último suspiro dele na categoria máxima.

4 comentários:

cassio disse...

que coincidencia não sou o unico que escrevi uma matéria sobre a trussardi na f1 copiou da minha?


abraços

Rodrigo Mattar disse...

Cópia?!?
Como pode o meu texto ser cópia dos outros?
Fala sério!

cassio disse...

no bom sentido não no mal

desculpe se lhe ofendi

Anônimo disse...

Até que o Ran de 85 era bem feitinho,projetado pelo Gustav Brunner poderia ter feito papael melhor se tivesse uma equipe mais organizada e um motor melhor.
Se notarem o Ran de 85 ,seu cockpit é muito semelhante ao da Ferrari Indycar ,aquele que nunca correu.

Jonny'O