sábado, 5 de maio de 2007

VRUMMMMMMMMMMMMM!

Esse é um daqueles fins de semana com muito a se falar de automobilismo. Afinal, tem a Stock Car em Curitiba, a Le Mans Series em Valência, o Mundial de Turismo na Holanda, FIA GT em Silverstone, Motovelocidade na China, Nascar em Richmond, DTM na Alemanha... muita velocidade pelos quatro cantos do mundo.

No Paraná, com transmissão ao vivo da Globo (espera-se que melhor que a de Interlagos), Rodrigo Sperafico fez a pole position num treino disputadíssimo. Na qualificação que definiu os dez da superpole, foram 31 pilotos dentro do mesmo segundo. E Nestor Valduga, da CBA, já avisou: a partir da etapa de São Paulo, só os dez primeiros do campeonato vão ter lugar garantido no grid.

A polêmica regra da "reserva de mercado" durou menos do que se imaginava, mas faço uma ressalva. Campeão nenhum deveria ficar de fora das provas da Stock, ou seja: Ingo, Chico, Cacá, David Muffato e Giuliano Losacco deveriam também ter lugar garantido.

Enfim, os dois chorões da etapa inaugural de Interlagos até que não fizeram feio. Ricardo Zonta teve ótimo desempenho - larga em terceiro. E Enrique Bernoldi, sentindo a falta de quilometragem com carros de turismo, sai apenas em 33º.

***

Na Espanha, a Peugeot continua dando as cartas na Le Mans Series. Ocupará com os protótipos 908 HDi FAP toda a primeira fila dos 1000 km de Valência. A surpresa foi os Zytek, que deram o ar da graça com o 3º e 4º tempos - este último foi de um modelo da LMP2. O brasileiro Thomas Erdos larga em sexto, em excelente performance.

Christian Fittipaldi, que estréia com o Aston Martin DBR9 do Team Modena pelo qual vai correr em Le Mans, sairá no meio do pelotão. O brasileiro alinha em 26º mas com boas chances de pódio na GT1. A equipe, que não tem os mesmos recursos da Larbre Competition, alinha exatamente à frente do time francês, cujo status é de time oficial de fábrica da marca inglesa.

***

Na manhã deste domingo, o Sportv 2 transmite ao vivo as duas provas do Mundial de Turismo em Zandvoort, na Holanda. Não será uma prova fácil para Augusto Farfus, que co-lidera o campeonato com Jörg Müller e Andy Priaulx. Além de correr com 35 kg a mais por força de regulamento, vai largar em terceiro atrás dos Lacetti de Menu e Larini - e numa pista onde há pouquíssimos pontos de ultrapassagem. Menos mal que Priaulx e Müller não foram bem nos treinos. E Farfus pode sair da Holanda líder do campeonato.

Olho também em Tiago Monteiro, que larga em quinto e promete muito na sua corrida de estréia no WTCC.

***

Em Silverstone, 30 carros vão participar da segunda prova do Mundial FIA GT. O Corvette de Mike Hezemans e Jean-Denis Deletraz sai na pole, mostrando que o trovão americano ronca forte em qualquer pista do planeta. Na GT2, Jaime Melo fez o segundo tempo na classe, 16º no geral.

Nigel Mansell, ainda apanhando da Ferrari F430, não foi bem. Ele e Chris Niarchos largam em 25º - pelo menos meteram tempo em três carros da Citation Cup, competição destinada aos gentlemen drivers. Mesmo com uma performance pouco brilhante, a presença de Old Nige certamente vai levar mais de 50 mil torcedores ao autódromo neste domingo.

***

Sobre duas rodas, Valentino Rossi conquistou uma incrível pole position para o GP da China, quarta etapa do campeonato, superando o favorito John Hopkins, que dominou todos os treinos livres. A Yamaha tem uma moto competitiva, pois Colin Edwards sai em terceiro. A boa notícia é que Alexandre Barros larga bem mais à frente que nas corridas anteriores: sai em oitavo, dando esperança ao torcedor brasileiro para a conquista de um bom resultado.

***

Na Nascar, Jeff Gordon continua impossível. Fez mais uma pole, desta vez no oval curto de Richmond, na Virgínia, em mais uma prova onde o Car Of Tomorrow (COT) vai dar o ar da graça. Carl Edwards foi o segundo mais rápido do treino e Scott Riggs o terceiro. Juan Pablo Montoya larga em 16º.

***

E para fechar, pole de Mika Hakkinen na segunda etapa do DTM em Oschersleben. O finlandês de 38 anos não tem mais a boa forma do tempo da F-1, mas ainda acelera quando tem condições de mostrar seu talento de bicampeão mundial. O ótimo Mike Rockenfeller (esse cara guia muito...) sai em segundo com um Audi semi-oficial, deixando Bruno Spengler em terceiro.

Amanhã, muito a falar sobre tudo isso. E como diria SS, aguardemmmmmmmm!

2 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe a ignorância mas do que se trata exatamente esse tal de COT da NASCAR????

Carlos Garcia disse...

Eu estou aqui em Curitiba por sinal, daqui há pouco começa a corrida. Infelizmente apesar do bom desempenho dele no treino classificatório, acredito que na corrida ele não vá tão bem, afinal de contas ele está acostumando-se com o carro mas na corrida é algo diferente.

Ele me admitiu que há dois anos sem correr não dá nem pra imaginar o que encontrar pela frente tendo visto provas de Stock Car praticamente apenas pela televisão!!!

Abraaaaço!!!