sexta-feira, 18 de maio de 2007

Os "Art Cars" estão de volta

Quem é da antiga - eu não sou, mas conheço - sabe que há alguns anos, a BMW teve uma série de "Art Cars" com pinturas idealizadas por Alexander Calder e também pelo mestre da pop art Andy Warhol. Um conceito interessante e diversificado dentro da mesmice monocromática do automobilismo.

Desta vez, a Creation Autosportif, equipe inglesa que participa de provas de Endurance na categoria LMP1, reviveu o conceito, encomendando a nova pintura de seu protótipo a um artista plástico neozelandês - Mark Olsen.

E o resultado está aqui abaixo, na pintura Children of Le Mans.


O novo Creation CA07 e sua pintura diferenciada


Sem dúvida um visual diferenciado, no qual o Brasil inclusive foi lembrado - pela presença do país no calendário da Le Mans Series com as Mil Milhas, em novembro. Na reprodução abaixo, notem a última figura com chapéu de tucano. Pois é: é a alusão do artista a esta terra.


Por enquanto, o carro não traz sequer a marcação para nos números - obrigatórios numa prova de longa duração. Os pilotos já foram definidos: o inglês Jamie Campbell-Walter, o japonês Shinji Nakano (que correu na F-1 e na ChampCar) e o boliviano - que corre com licença suíça - Felipe Ortiz.

Os três começam os trabalhos de desenvolvimento do carro no teste coletivo das 24 Horas de Le Mans, no próximo dia 3 de junho, disputam a clássica corrida longa nos dias 16 e 17 e depois seguem com o calendário da Le Mans Series até a derradeira prova, no Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Além do Tucano, há uma bola de futebol pendurada... Legal também o spimbolos da Itália com o Coliseu, Alemanha com o símbolo de sua (Acho que é) águia, Portugal com a Galinha, Inglaterra com a coroa da Raninha, Espanha com a vestimenta de toureiro.

Só não entendi a vestimenta lilás...

Vinícius.

Anônimo disse...

O carro parece ser muito bonito, mas tenho uma pergunta: Os Hondas de F1 não podem ser considerados art cars?

Victor Menezes disse...

Creio eu que a vestimenta vermelha representa a Bélgica, já que a LMS não passa por Portugal...

E cada uma das vestimentas representa uma das cores do arco-íris:

Vermelho = Bélgica
Laranja = Grã-Bretanha
Amarelo = Espanha
Verde = Brasil
Azul = Itália
Anil = Alemanha
Violeta = França