segunda-feira, 14 de maio de 2007

O dia em que a Tyrrell quis ser Lotus


Repare bem na foto acima: é Jackie Stewart andando com um carro-reserva, daí o 5T na lateral da Tyrrell. O modelo é o 006, campeão em 1973 com o escocês. Mas há uma sutil diferença em relação ao modelo original, cuja frente era da chamada "linha limpa-trilhos".

É o bico dianteiro em cunha, com dois spoilers laterais lembrando vagamente o que Maurice Philippe fizera a mando de Colin Chapman no projeto da Lotus 72. Derek Gardner era um desenhista muito competente, mas o carro não teve o rendimento esperado no teste. Stewart também não gostou do comportamento do chassi e a tentativa foi considerada infrutífera.

Na corrida em questão, acredito que seja o GP da Holanda, em Zandvoort, a Tyrrell foi mais Tyrrell do que nunca e, como já falei, Stewart fechou o ano com o título da temporada de 73.

Com o carro aqui, abaixo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Até que ficou bonito mas totalmente Lotus,ainda bem que o Gardner continuou com o modelo classico,no ano seguinte foi a Lotus que inverteu as coisas pois seu Lotus tipo74 de F2 tinha um bico a la Tyrrell ou melhor era muito parecido com o Surtees ,também não deu muito certo.
Ainda bem ,pois o mundo não seria o mesmo .

Jonny'O

Anônimo disse...

As duas chaminés cromadas (sobre o 5 e sobre o ele) são saidas da ar quente do freio do do radiador de água/óleo? se for do segundo, a mclarem moderna não inventou o sistema.