quarta-feira, 30 de maio de 2007

...E não deu em nada

Alguém, em sã consciência achou em algum momento que a McLaren seria realmente punida por um suposto "jogo de equipe" por ocasião do último GP de Mônaco?

Cá pra nós, que provas cabais a FIA teria para fazer com a equipe de Ron Dennis o mesmo que aconteceu com a Ferrari há cinco anos?

Naquela ocasião, a descarada ordem de equipe que fez Barrichello, na última reta da última volta, ceder a vitória para Michael Schumacher no GP da Áustria, rendeu uma multa de US$ 1 milhão à Ferrari. (Que como bem lembra o camarada Pandini, na verdade foi pela quebra do protocolo no pódio, quando o alemão trocou de lugar com o brasileiro.)

Bernie Ecclestone falou em "punição severa" para a McLaren, mas a FIA tratou de pôr panos quentes no episódio. Segundo o comunicado divulgado hoje pela entidade, não houve qualquer evidência de manipulação do resultado nas conversas de rádio scaneadas e estudadas pelos observadores da FIA.

Que Lewis Hamilton guiou muito em Mônaco, isso todo mundo sabe. Mas desmerecer a conquista de Fernando Alonso - "a mais fácil de minha carreira", palavras do piloto - é um grandíssimo absurdo.

A Ferrari que tome providências internas e privilegie Massa, se quiser ganhar alguma coisa esse ano. Com 10 pontos de vantagem sobre Kimi Raikkönen, fica notório que a casa de Maranello tem que colocar o brasileiro como número 1, antes que seja tarde demais para uma decisão.

2 comentários:

L-A. Pandini disse...

Camarada, só um lembrete: a razão oficial da multa de US$ 1 milhão foi "quebra de protocolo no pódio", por Schumacher e Barrichello terem trocado de degraus.

Felipe Maciel disse...

Que a McLaren fez jogo de equipe, fez. Isso está, de certa forma, nas etrelinhas da declaração oficial da FIA sobre o caso.
Apenas não puniram, não seria conveniente.