domingo, 13 de maio de 2007

Pitacos futebolísticos

Porque o mundo (ainda) é redondo, vamos aos pitacos futebolísticos sobre o início do Brasileirão.

A Série B, que não tem a pujança de outros anos - que falta faz um grande time rebaixado, começou com tudo. Foram dez jogos e 39 gols! Média inacreditável e artilheiros com pontaria afiadíssima. Clodoaldo, do Criciúma, fez três na vitória sobre o São Caetano por 3 x 2. O incansável Sorato, 37 anos, mostrou seu velho faro na goleada do Vitória sobre o Avaí por 5 a 1.

Ceará e CRB faturaram, respectivamente, Ituano e Santo André fora de casa. O Coritiba começou perdendo mas se impôs diante do Paulista de Jundiaí. E o Brasiliense, adversário do Fluminense na semifinal da Copa do Brasil, mostrou poder de reação: perdia para o Marília por dois a zero e nos minutos finais buscou o empate.

Sobre a Série A, que começou com três jogos e quinze gols no total, um ponto negativo e outro positivo entre os clubes semifinalistas da CB que jogam na quarta.

O negativo, evidentemente, fica para o Figueirense, que foi sacudido pelo Atlético Paranaense por 6 x 3. A opção de Mario Sérgio em escalar meio time reserva contra o rubro-negro de Curitiba foi um tiro que saiu pela culatra. É algo que desestabiliza o alvinegro catarinense e dá chance para o Botafogo tentar a vitória em Florianópolis para decidir no Rio.

Aqui no Rio, o Fluminense também foi a campo com alguns desfalques e fez um primeiro tempo medíocre, levando de cara 2 x 0 do Cruzeiro com gols de Nenê e Gabriel. O goleiro Fernando Henrique mostrou a vocação de sempre para aceitar chutes de longa distância. Joga adiantado, coloca-se mal e oferece o gol à vontade para o adversário.

Perto do fim do primeiro tempo, o árbitro Wallace Valente, que já não dera um pênalti de Gladstone em Lenny, apitou uma infração na grande área do goleiro Lauro no atacante tricolor. Carlos Alberto, perseguido e vaiado pela torcida graças ao seu individualismo extremo, cobrou bem e diminuiu.

No segundo tempo, o péssimo Rafael Moura (alguém terá coragem de rescindir o contrato deste bonde?) deu lugar a Rodrigo Tiuí, que continua achando que é craque, sem ser. Com um ataque "de riso" em campo, coube a Cícero, que ontem fez boa partida, quase se deitar no gramado para fazer um gol de cabeça e empatar o jogo. Um resultado que mostrou o poder de reação do Flu e que Renato começa a dar uma cara de time ao tricolor, que não tinha com os incompetentes Joel Santana e PC Gusmão.

E no Morumbi deserto, sem público, o São Paulo venceu com autoridade o Goiás com um belo gol de Jorge Vágner e outro de Rogério Ceni, de pênalti. O tricolor paulista já larga na frente tentando mais um título brasileiro e o Goiás, que jogou com treinador interino, já terá o gaúcho Paulo Bonamigo no comando do time na segunda rodada, contra o Flamengo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só uma correção, Rodrigo: O Figueira jogou com a equipe completa. Vários jornalistas acabaram se equivocando, até por não conhecerem o time titular do alvinegro, formado por muita gente "anônima".
Tenho saudades do gato-mestre, pra caramba.
Vcs não sabem nada! KKK
Abraço!