sábado, 12 de maio de 2007

Os brazucas velozes

O sábado foi muito positivo para o automobilismo brasileiro, presente na Fórmula 1, na GP2 e na IRL.

Felipe Massa provocou espanto nos milhares de torcedores espanhóis presentes ao circuito da Catalunha, em Barcelona, cravando a pole position com apenas 0s030 de vantagem sobre o ídolo Fernando Alonso. É a terceira pole do piloto da Ferrari em quatro corridas e numa pista onde largar na frente é fundamental, o brasileiro tem meio caminho andado para chegar à sua segunda vitória consecutiva na temporada.

Barrichello fez o possível com a Honda, em estado nitidamente de evolução em relação às três primeiras corridas. Aliás, o brasileiro fez valer sua experiência para tirar um 12º lugar no grid a bordo de um carro reconhecidamente ruim. E ainda foi mais rápido que Jenson Button. Ponto para ele.

***

A GP2 veio a seguir e numa prova confusa, onde pelo menos cinco pilotos bateram na primeira curva e Antonio Pizzonia foi mais uma vez vítima do azar, brilhou a estrela de Bruno Senna. Com competência e um bom acerto de carro, aliada a um pouco de sorte, o sobrinho do tricampeão Ayrton conseguiu a sua primeira grande vitória em provas internacionais, e diante de toda a Fórmula 1. Não é à toa que Gerhard Berger enche a bola dele, com claras intenções de encaixá-lo na STR - equipe na qual é sócio.

O alemão Timo Glock, que fez a pole e liderou até a sua parada obrigatória nos boxes, até agora não deve ter entendido como perdeu a corrida. Provavelmente isto aconteceu porque com pneus mais gastos, especialmente na traseira, seu carro não tinha o rendimento esperado. E o consumo de borracha em Barcelona é muito alto, especialmente com temperatura de asfalto superior a 50 graus.

Lucas di Grassi também sofreu com os pneus no bagaço no fim da prova e ainda salvou um pódio importante para ele, que precisa crescer na temporada e dentro do seio da ART Grand Prix, que estreou hoje o russo Mikhail Aleshin no lugar do quase-xará Ammermüller. E Aleshin, que disputa a World Series, não fez feio: foi o sexto colocado.

Excelente, aliás, foi a performance de Sérgio Jimenez. O brasileiro da Racing Engineering largou lá atrás, andou entre os três primeiros por um bom tempo por não ter parado logo no início - como fez praticamente o pelotão inteiro - e numa recuperação impressionante, com grandes ultrapassagens, chegou em sétimo e mostrou ao nobre espanhol Alfonso de Orleans e Bourbon que o investimento pessoal nele pode render dividendos. Amanhã, Jimenez divide - largando do segundo lugar no grid - a primeira fila com Javier Villa, seu companheiro de equipe.

***

Da IRL, só posso comentar que Hélio Castroneves fez a pole position para as 500 Milhas de Indianápolis com o carro do Team Penske. E pelo que acabo de ler, foi uma pole dramática. O piloto de Ribeirão Preto fez uma média de 225.817 mph no agregado de suas quatro voltas, a oito minutos do fim do treino, marcado para 6 da tarde (hora local). Tony Kanaan, que já fizera uma tentativa mais cedo e estava no meio da segunda fila, abortou seu tempo inicial e partiu pra dentro, com o objetivo de roubar a pole do compatriota (e, dizem, desafeto). Mas o piloto da Andretti Green fracassou: virou em 225.757 mph e sai em segundo.

Além de Hélio e Tony, estão classificados Dario Franchitti, Scott Dixon, Sam Hornish, Dan Wheldon, Ryan Briscoe, Nanica (perdão, Danica...) Patrick, Marco Andretti, Tomas Scheckter e Michael Andretti.

Neste domingo, serão conhecidos os classificados de 12º a 22º, onde cada piloto pode dispor de até 3 tentativas de classificação. No sábado 19 (dia do meu aniversário), o grid estará teoricamente completo.

Teoricamente, porque no domingo haverá o clássico Bump Day, onde sempre aparece alguém de última hora para se classificar e tirar um ou outro nome do grid. Com pelo menos 37 carros disponíveis - se bem que há somente 31 nomes inscritos por enquanto - é algo bem possível de acontecer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Algumas coisas na vida parecem se mover como ondas.
Será que vamos entrar em fase vitoriosa dos anos 80 e 90 novamente?

Jonny'O