quinta-feira, 3 de maio de 2007

Gênio trágico

Chet Baker foi uma lenda da música contemporânea, um mestre do jazz que como muitos em sua época sucumbiu aos perigos das drogas, especialmente a heroína que enterrou viva a carreira de muita gente.

Entretanto, sua obra permanece mais viva do que nunca na vida dos que gostam de música e se deixam tocar por suas belíssimas canções e acordes tirados do trompete que ele tocava tão bem.

Então deixo com vocês a classe de Chet em "Embraceable You".

4 comentários:

Mestre Joca disse...

Ai, meu Pai, que a coisa hoje aqui está séria...
Embora não seja um grande fã do Chet Baker (curiosamente eu o prefiro como cantor nas raras vezes em que se aventurou no campo)eu o admirava mais na fase cool, com aquelas notas longas e encorpadas. Tocou com mitos como Charlie Bird Parker, Gerry Mulligan e cia. Seu estilo foi um dos influenciadores na criação da Bossa Nova, vide Carlos Lira e João Gilberto.
A história conta que sua carreira começou a ir ladeira abaixo após uma surra homérica que levou por dívida de drogas, quando teve quebrado alguns dentes, afetando assim sua maneira de tocar. Não estou bem certo, mas acho que tocou aqui no Brasil com Rique Pantoja num desses Free Jazz festival, lá por 86 ou 87.Morreu em Amsterdam, ao cair da janela de seu quarto, num episódio até hoje pouco explicado.

Luly disse...

OI :)
Confesso que não é o estilo que costumo ouvir, mas adoro passear por todos os estilos e essa música é muito bonita mesma!

Muito bom vir aqui!
Bjo.

Alessandra Alves disse...

joaquim: eu já ouvi uma versão de que o chet baker teria arrancado alguns dentes para melhorar a performance ao trompete. será?!

totalmente adorei o link!

Rodrigo Mattar disse...

Na verdade os dentes foram destruídos numa surra que ele levou de traficantes que vieram lhe cobrar dívidas pela heroína que ele pedia - e não pagava.