domingo, 13 de maio de 2007

Coisa feia

O amigo e também jornalista Rodrigo Favoretto levantou uma lebre interessante por meio de uma resposta a uma das últimas postagens: teria a McLaren andado num teste em Monza, lá pelos anos 90, com um bico dianteiro alto ao estilo Tyrrell.

A resposta é positiva. Os engenheiros da McLaren, então liderados por Neil Oatley, fizeram um estudo de aerodinâmica no complicado chassi MP4/5 e testaram o tal bico alto na pista italiana, até hoje a mais rápida da Fórmula 1, com Ayrton Senna ao volante.

Só que era melhor que não tivessem feito isso. Porque pela foto abaixo, a gente percebe que o bico era esteticamente horroroso e foi uma solução que não deu certo. Tanto que a McLaren só usaria o bico alto em 1995, no malfadado modelo MP4/10, o primeiro da safra com motores Mercedes-Benz.

Coisinha feia, não é não?

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Rodrigo Mattar. Que prazer encontrar seu blog! O considero poliesportivo. Conhece outras modalidades que não só esporte a motor. Dá seus pitacos sobre futebol e está sempre bem atualizado. Não vou ficar colocando aquela ladainha de que é sub-aproveitado e coisas do tipo. Uma curiosidade: vc que fazia a voz do gato-mestre?
Grande abraço e serei leitor assíduo.

Rodrigo Mattar disse...

Haha, ouvido atento hein... era eu mesmo. Abrs e bem-vindo!

Anônimo disse...

Grande Mattar, era essa trapizonga mesmo que eu tinha visto.... Que bom, não estava delirando..... hahaha valeu..

Anônimo disse...

É muito curiosa esta foto por dois motivos.
Primeiro pela estetica em si ,é medonha!
Segundo é pelo fato de que como uma equipe gigantesca como a Mclaren demorou tanto para entender como funcionava a aerodinamica do bico alto, essa primeira iniciativa da equipe é algo bizarro para uma estrutura como a da Mclaren.

Jonny'O

Anônimo disse...

Essa coisa horrorosa, foi uma exigência do Ayrton para testes, pois depois do Sufoco que levou do Alesi nos EUA, o cara ficou preocupado e o Neil Oatley que era o responsável direto pela aerodinâmica da McLaren foi devidamente crucificado pelo Brasileiro, que já não gostava muito dele.

Anônimo disse...

ficou muito bizzarro !

acredito que o carro deva ter ficado uma verdadeira cadeira elétrica pois o lance não é só simplesmente levantar o bico do carro.

os fluxos de ar do carro tem de ser devidamente disciplinados e organizados.

acho que essa Tyrrel de 90 foi umas das, senão a ultima grande revolução aerodinâmica da categoria, depois de um período de adaptação com direito a algumas invencionices como a f-92a "doppio fundo" da Ferrari os carros cada vez mais passaram a ficar, mais e mais parecidos.

me pergunto quando alguem irá descobrir outra maluquice que indicará novos caminhos e consequentemente novas experimentações iria ser bem mais legal do que os carros xerox que temos hoje.

abs

Filipe W