domingo, 27 de maio de 2007

Bravo, Tom Zé!

Da turma da Tropicália, de todos eles apenas um dos integrantes não seguiu uma carreira bem-sucedida depois que o movimento chegou ao fim com as prisões de Gil e Caetano, em 1968: Tom Zé.

Vencedor do Festival da Record no mesmo ano com "São, São Paulo Meu Amor" e intérprete de outras músicas nesse mesmo tipo de evento - onde contou com o auxílio dos Novos Baianos, então um grupo recém-formado - ele não conseguiu fazer a carreira decolar e, redescoberto por David Byrne, do Talking Heads, voltou a fazer parte da mídia.

Tom Zé tem feito nos últimos dez, doze anos, uma boa produção musical, com bons discos e a velha verve de quem - como ele - compôs a jeca "2001", que os Mutantes voltaram a tocar agora com a nova formação, além de "Qualquer Bobagem".

Ou seja, o baiano de Irará nunca foi um zero à esquerda como muitos gostariam que ele fosse. E agora, tratou de detonar em carta aberta publicada na página 2 do Segundo Caderno de O Globo, um dos ícones do movimento tropicalista - Caetano Veloso.

Com excelentes argumentos, Tom coloca abaixo da sola do sapato o recente trabalho "Cê", do conterrâneo nascido em Santo Amaro da Purificação. O irmão de Bethânia e filho de Dona Canô acaba, em quatro colunas de página, saudado como "suicida" e "Quinta Besta do Apocalipse".

Falou o que muita gente nunca teve coragem de falar: do quanto Caetano Veloso é pretensioso.

Bravo, Tom Zé!

8 comentários:

Anônimo disse...

O Tom Zé hoje me parece meio doidão, mais que na época da Tropicália, e mais engraçado também.

Anônimo disse...

Desculpe, mas a carta de Tom Zé é extremamente elogiosa ao trabalho de Caetano. Se não me engano (não tenho o texto aqui no momento) ele diz algo como "quem tem inimigos como você não precisa de amigos." Melhor você ler de novo. Carta de gênio para gênio.

Rodrigo Mattar disse...

Além de "suicida" e "quinta besta do apocalipse", Caetano é chamado por Tom Zé de "traidor". Como pode ser elogiosa uma carta que chama de prima o baiano de Santo Amaro da Purificação de traidor?!?
Leituras diferentes... um gênio pisando em outro que se acha genial.

Anônimo disse...

Filho, vai dar uma lidinha no texto de novo...
Voce acha mesmo que o Tom Zé estava chamando o Caetano de traidor no sentido literal da palavra?
Pensa um pouquinho, voce nao acha qua chamar alguem de "quinta besta do apocalipse" seria bastante ofensivo? E voce realmente acredita que o Tom teve a intenção de escrever pro Globo ofendendo justo o Caetano??

Rodrigo Mattar disse...

Cada um interpreta da maneira que quiser, não é?!?
Ou será que a partir de hoje vão limitar o pensamento de cada um de nós via lavagem cerebral?
Caetano é chato, pretensioso, se acha a última bolacha do pacote.
Ninguém canta pro mundo ficar odara, só ele!
Deus me livre e guarde.

Anônimo disse...

Li recentemente a carta do Tom Zé ao Caetano e estou absolutamente de acordo com os posts acima. Não limitemos os pensamentos, cada um acha o que quiser de Caetano Veloso, mas o importante é não subestimar o brilhantismo do Tom Zé. Concordemos ou não -- eu, particularmente, concordo -- sua mensagem ao Caetano é de um elogio absurdo, a antítese afirmativa. A Quinta Besta do Apocalipse é algo grandioso demais... E quanto ao trabalho mais recente de Caetano, "Cê", ele compara os arranjos a Beethoven.
Se você gosta de Tom Zé como parece, vale a pena ler de novo!

Anônimo disse...

quem tiver o link para a carta do tomzé, disponobilize, por favor.

Anônimo disse...

Meu Rei,
vim parar no seu blog fazendo uma busca na internet para ler a carta do Tom Zé (cuja existência fiquei sabendo através de amigos). Acabei de lê-la, no arquivo do jornal O Globo na internet, e logo a seguir li seu post. Me desculpe mas a galera que te escreveu tem razão: a carta é absolutamente elogiosa!
O mal-entendido deve ter sido muito comum, pois um destes meus amigos (o mais enfático na recomendação da leitura) também afirmava peremptoriamente o suposto embate entre o "mais tropicalista dos tropicalistas" e o "traidor" deslumbrado.
A carta é de fato muito complicada e, confesso, compreendo mal muitos dos seus argumentos.
Só queria lhe dizer que acho que há uma certa implicância com Caetano hoje em dia, fruto de uma mistura de indisposição com sua figura pública (sempre disposto a opinar com relação a quase tudo) e de incompreensão de muitas de suas posições. Acho que seu post se deve em grande parte a esses fatores.
Enfim, sendo breve, pense em rever seu posicionamento com relação ao tema pois por mais que não pareça, as semelhanças entre a estrela pop Caetano Veloso e o obscuro e injustiçado Tom Zé são muito maiores que as dessemelhanças.

Cordialmente,

João.