sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Carros de uma corrida só (parte 9) - Politoys FX3

A trajetória vitoriosa de Frank Williams na Fórmula 1, especialmente nas décadas de 80 e 90, foi marcada por inúmeros percalços em seu início. Quando não tinha dinheiro para investir na construção de um carro próprio, montou equipes com modelos de segunda linha. Foi assim com Piers Courage em 1969 e depois em 1970, quando associou-se à De Tomaso. Infelizmente, o piloto inglês morreu em circunstâncias trágicas no GP da Holanda e o construtor italiano não quis mais saber de F-1.

Para 1971, Frank comprou chassis March 711 e o único feito de sua equipe foi o recorde de volta de Henri Pescarolo no GP da Itália - 247,016 km/h de média, que durou mais de duas décadas. E no ano seguinte, o piloto francês teria José Carlos Pace como companheiro de equipe.

O engenheiro chefe da Frank Williams Racing Cars (nome pomposo da pequena escuderia) era Len Bailey, enquanto Ron Tauranac - que vendera sua sociedade na Brabham para Bernie Ecclestone, o novo proprietário daquela escuderia - era chamado para fazer alterações no March 711. Com um reestudo aerodinâmico, o projetista mexeu na frente do carro, rebatizado de 711/3.

Len Bailey ficou encarregado de construir o novo carro da equipe, com o apoio de um substancial patrocínio: a fábrica de brinquedos Politoys - que também batizaria a máquina. Em julho, no meio do campeonato, o projeto FX3 ficou pronto e foi à pista para o GP da Inglaterra em Brands Hatch (foto abaixo).


Pescarolo, que não tinha pontos no campeonato (Moco somara três - um na 2ª corrida em Jarama e dois na etapa de Nivelles, logo depois), foi escalado para andar com o Politoys nos treinos. Seu desempenho foi desastroso: na qualificação, ele ficou a 1"1 do penúltimo colocado, o Eiffelland-Ford de Rolf Stommelen. Na corrida, ele passou o Tecno de Nanni Galli e ganhou posições com as quebras de Andrea de Adamich (Surtees) e Peter Gethin (BRM). Só que na 7ª volta, ele despistou-se e bateu, destruindo o carro.

Pesca voltou ao comando do 711/3 nas provas seguintes e o Politoys foi inscrito novamente para o GP da Itália, onde seria pilotado por Giancarlo Gagliardi. Mas o conserto não ficou pronto a tempo e o italiano não pôde fazer sua estréia.

Para 1973, Frank Williams associou-se ao pequeno construtor italiano de carros fora-de-série Iso e conseguiu apoio da Marlboro. Parte do projeto do Politoys foi aproveitada para o surgimento do Iso-Marlboro FX3B, mas aí como o nome já era outro... consideremos então o Politoys como mais um integrante dessa lista, que terá mais outras atrações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Já reparou que no Mundo da F1 apenas o Ridnt, o Reine Wissel,o Wilson Fittipaldi, o Laffite e Eu usamos Capacetes Verdes? Você (ou outro amigo deste pedaço) se lembra de algum outro piloto na F1 com um Casco Verde?