segunda-feira, 24 de setembro de 2007

É a lama... é a lama...

Chegamos à 27ª rodada do Campeonato Brasileiro e o Corinthians encontra-se na zona do rebaixamento, após a derrota pela contagem mínima para o ultra-rival Palmeiras.

Não é uma situação das mais confortáveis, sem dúvida. E a semana começa conturbada fora das quatro linhas, porque Alberto Dualib resolveu contar o que sabia - e o que todo mundo desconfiava: o título corinthiano de 2005 foi conquistado na mão grande.

Claro que a anulação de 11 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho, considerados "contaminados" por Luiz Zveiter, então presidente do STJD, colaborou para o título do alvinegro, pois dois dos jogos - contra São Paulo e Santos - foram remanejados e o time, que tinha perdido as duas partidas, empatou com o tricolor e venceu o Peixe por 3 x 2 - ganhando portanto quatro pontos nesta remarcação de partidas.

E tem mais: quanto ao confronto Corinthians x Inter, Dualib insinua que o árbitro daquele jogo, o polêmico Márcio Rezende de Freitas, não marcou um pênalti claro de Fábio Costa em Tinga, prejudicando o Colorado e expulsando o meio-campo por "simulação".

Como efeito de tanta armação, o Corinthians fechou o campeonato exatamente três pontos à frente do Internacional. Caso os jogos "contaminados" não tivessem sofrido qualquer alteração, o campeão de fato - e de direito - seria o clube gaúcho.

Espera-se, mesmo que não se mude o campeão, uma punição exemplar para o Sport Club Corinthians Paulista, por manipulação de resultados.

De preferência, o rebaixamento para a Série C. Mas... por um momento quero que este país seja sério e lembro que lamentavelmente as coisas não são como na Itália, onde o time de maior torcida - a Juventus - ganhou roubado a temporada de 2005/2006 e passou a última na Segundona.

6 comentários:

Anônimo disse...

rodrigo:
falando em serie C, você podia explicar como o seu ¨glorioso¨ fluminense saiu de lá?

Anônimo disse...

Anônimo,

Essa é bem fácil: Saiu da Série C sendo Campeão em cima do Náutico, que tinha como centro-avante reserva o Grafite e foi para a João Havelange graças ao Botafogo que não quis descer e foi para a Justiça Comum, porque docontrário teria jogado a série B e provavelmente teria vencido também!!!

Othon disse...

sinceramente, duvido que o Corinthians perde o titulo de 2005...alem do Inter,meu Cruzeiro tbem foi muito prejudicado naquela palhaçada toda...

Anônimo disse...

Não há como punir o Corinthians... ...Todos os outros times (inclusive os que foram rebaixados) foram prejudicados de alguma maneira.

Gustavo Lovatto disse...

Rodrigo, e olha que abrandaram a pena dos envolvidos no "Calciocaos": Era para a Juventus começar a Serie B com -30 pontos e Milan, Lazio e Fiorentina estarem na Serie B também. Os 3 deveriam começar com decrésimo de pontos também. Lá a pizza ocorreu também, mas em menos quantidade.

PS: Sou palmeirense.

Capelli disse...

Eu acho que houve um certo exagero com relação às declarações do Dualib. Ele apenas expôs o que o já é visto como fato pelo senso comum.

Naquela conversa, ele não deu qualquer pista de que tenha comprado algum juiz ou que o Corinthians tenha agido para garantir o roubo.

Ele apenas disse que se não fosse aquela "merda de anulação", o campeão de fato e direito seria o Inter. Que o Corinthians "chegou um ponto só na frente, roubado". Este ponto, provavelmente, refere-se à não-marcação do pênalti no Tinga. O que já é sabido de todos: Marcio Rezende errou, o Inter foi roubado.

Do modo sem papas na língua como os dirigentes do Corinthians falavam ao telefone (nem código usavam!), certamente teriam falado algo mais caso realmente tenha havido compra de juiz ou algo parecido.

Porém, acho que cabe uma investigação aí. Vai que acham valores suspeitos na conta de certos juízes por aí bem naquela época? Se isso se confirmar, aí sim se tem um forte indício e o Corinthians deve sim perder o título e ser rebaixado.

Mas acho que estão fazendo muito alarde com pouca coisa.