sábado, 15 de setembro de 2007

Pega ladrão!

Acabo de ler no Globo.com que Salvatore Cacciola, empresário carioca que deflagrou o rombo no Banco Marka e no Fontecindam há oito anos, foi preso hoje no Principado de Mônaco. Ele e a mulher Adriana, Miss Brasil 1981, viviam em Roma, foragidos da Justiça Brasileira. Segundo a matéria, ele trabalhava na capital italiana como empreendedor, construindo casas.

Chega a ser irônico que hoje ele seja um "empreendedor", pois em 1999, ele foi o responsável por um escândalo quando do episódio da maxidesvalorização do real perante ao dólar no segundo mandato do governo FHC. Ele pediu ajuda a Francisco Lopes, então presidente do BC, que vendeu dólares por um preço mais baixo do que o mercado, para Cacciola. A operação resultou num rombo de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos e Francisco justificou o empréstimo como um paliativo para "evitar uma crise que abalaria o sistema financeiro nacional".

Certo é que tanto o Marka quanto o Fontecindam quebraram e o governo FHC deixou por isso mesmo. A Justiça idem e a polícia, inoperante, o deixou fugir para fora do país. Em 2001, os bens de Cacciola e de outros envolvidos no escândalo, entre eles o então presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), Demóstenes Madureira de Pinho Neto, foram embargados. Há dois anos, Salvatore foi condenado a 13 anos de prisão, mas desde 2000 ele se encontrava foragido.

Então, deu-se neste sábado o que a Polícia Federal tanto esperava: ele foi atravessar a fronteira da Itália com o Principado de Mônaco e foi emitido um "alerta vermelho". O governo brasileiro enviou um pedido de prisão preventiva e o empresário deve em breve ser extraditado e possivelmente cumprir sua pena.

O foragido número 1, quem diria, acaba preso pela Polícia Federal em outro governo que não o de FHC. Outra ironia, pois nas discussões políticas, sempre se questionou a condescendência da administração anterior com a quebradeira do Marka e do Fontecindam e da morosidade da Justiça em condenar Cacciola a uma pena que ele merece cumprir, porque roubou e ladrão tem que ficar na cadeia, independentemente se é rico ou pobre.

Parabéns à Polícia Federal do governo Lula, que prende mais um safado que em proveito próprio enriqueceu, às custas do dinheiro público, de impostos que eu, você e todos os leitores deste blog pagamos.

7 comentários:

Gustavo Castro disse...

A Polícia, no mandato do Lula, tem sido bastante eficiente. E bem feito pra esse safado.

Um abraço

Anônimo disse...

Claro que a polícia ta prendendo bem mais ladrões agora. Desde que o Lula assumiu é só o que tem por aí.

Anônimo disse...

Pois é Rodrigo, sem contar que quem soltou ele em 2000 foi aquele mesmo ministro do STF, Marco A. de Mello, que ano passado tentou a todo custo melar a campanha de rreleição do atual presidente

Esse é mais um que roda e que passou impune no outro governo, mais uma boa atuação da PF

Carlos Garcia disse...

É... não há como se negar que a Federal, ao contrário de outros poderes da nação, tem agido de forma constante e eficiente!!!

Os advogados do Cacciola já viajaram para o principado afins de encontrar uma brecha na lei monegasca em relação à tratados de extradição com o Brasil... vão ter de quebrar a cabeça!!! Pois que quebrem!!!

Seria uma resposta interessante do governo para essa oposição que hoje posa de limpa e cristalina e que na verdade está longe disso!!!

Formula1Lionel disse...

I os que tão solto aqui que roubaram e continuam roubando ?????NÀO SERIA MAIS FACIL PRENDE-LOS AQUI ?????.....AH....o LULA NÃO quem é .....só os 5% da população que tem cultura....o resto é PT...

Anônimo disse...

Na época, divulgou-se que o piloto Raul Boesel perdeu cerca de 3 milhões de dólares, tudo o que amealhara na sua carreira de piloto de F-Indy, nas maracutaias do Sr. Cacciola.

Anônimo disse...

"só os 5% da população que tem cultura....o resto é PT..."

Está aí um puta preconceito. Engraçado que eu estava debatendo justamente isso com o povo da minha sala ontem, via e-mail. Só o fato de ser petista não acarreta que a pessoa tem ou não cultura. Ser petista não é vergonhoso, não é sinônimo de pobreza e muito menos falta de cultura. É uma posição política, para alguns errada, para outros correta.

Parabéns mais uma vez à PF que vem fazendo um bom trabalho!

Parabéns ao governo Lula também!