segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Os primeiros samurais - Masahiro Hasemi

Neste ano, a Fórmula 1 volta ao Fuji Speedway após 30 anos. O Japão teve duas provas nos anos 70 e a primeira, em 1976, foi dramática e especial. Sob chuva, James Hunt derrotou Niki Lauda por um ponto e foi campeão com a McLaren.

E a corrida foi especial porque marcou a participação do chassi Kojima - na verdade um Hesketh 308/3 mexido por Masao Ono, também desenhista do malogrado Maki. O carro número 51 foi conduzido pelo ídolo local Masahiro Hasemi. Outros três "japas" se apresentaram para a ocasião: Noritake Takahara alugou o Surtees de Brett Lunger, Kazuyoshi Hoshino correu com um Tyrrell 007 da escuderia Heros e Masami Kuwashima foi inscrito - mas não classificou - com um Brabham BT44 da RAM.

No aguaceiro que tomou conta da pista e que tirou de combate o austríaco Niki Lauda, os samurais deixaram sua marca: Hoshino, 22º no grid, alcançou de forma inacreditável a terceira posição entre as voltas 10 e 13, fazendo a torcida urrar nas arquibancadas. Hasemi andou bem no início e esteve entre os dez primeiros - mas com problemas, foi aos boxes. Atrasado sete voltas, acelerou o quanto pôde com seu Kojima e para espanto geral, registrou a melhor volta com 1'18"23, na 25ª passagem.




Hasemi, hoje com 61 anos, fez sua única aparição na F-1 naquela corrida, mas deixou seu nome marcado na história. E um restaurador cioso trouxe a público a relíquia que é o Kojima KE007, com a mesma pintura negra do GP do Japão de 1976 e os mesmos patrocínios.



Louvado seja o amigo Caíque Pescarolo, que foi quem mandou a foto do Kojima reformado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional!
Lindo o Kojima, pena a aventura ficar apenas no GP Japão,pena também o Hasemi não ter feito uma carreira na europa ,acho que ele poderia ter algum destaque.
Houve ainda a apresentação de um Kojima em 77 ,branco e cor de rosa no GP do Japão com dois pilotos ,um deles o Hoshino.
Afinal quem era melhor Hasemi ou Hoshino?

Mas voltando ao Kojima de 76 ,acho a frente dele muito bonita ,no estilo limpa trilhos é uma das melhores esteticamente.
Valeu Caique!

Jonny'O

Rodrigo Mattar disse...

Jonny, reza a lenda que os dois guiavam muito... O Hoshino até há bem pouco tempo atrás ainda corria e era rápido mesmo com 50 anos de idade - a carreira dele se encerrou com 55. Ele foi 3º colocado em Le Mans com Nissan e ganhou as 24 Horas de Daytona, sem dúvida um currículo "de responsa".

Anônimo disse...

o hoshino se aposentou em 2002...até hoje ele é conhecido como "o homem mais rápido do japão"...pra nós pode não ser nada de mais, mas se lá ele ainda é chamado assim, não deve ser pouca coisa.
eu ainda acho que deveria ter sido ele, e não o nakajima a ir pra lotus em 87...talvez não tenha ido por ser alguns anos mais velho, e quem sabe, por ser ligado muito à nissan também. mas acho que em 1986 era ele quem fazia testes pra honda com a willians em suzuka.

Mestre Joca disse...

Um instante, maestro!
Masami Kuwashima não foi aquele piloto japoN~es que correu aqui a Copa Brasil de 1970, fazendo dupla com Haruito Yanagida num Nissan modelo Z-432-R? A conferir...

Rodrigo Mattar disse...

Mestre Joaquim, foi ele mesmo! E em 73, ele correu de Fórmula 3 na Inglaterra, como companheiro de equipe do Leonel Friedrich. Consta que os dois travaram um diálogo que era mais ou menos assim:
- Hi!
- Hi!
- Car good?
- Car good!
E foi assim que começou e terminou o relacionamento de equipe entre o Leonel e o Kuwashima :)

Anônimo disse...

este dialogo entre ele e o leonel eu li uma vez na racing, gentliza do zamponi e suas historias divertidissimas.
isso sim que era equipe que se dava bem heheehe