terça-feira, 4 de setembro de 2007

Os primeiros samurais - Kazuyoshi Hoshino


A foto acima é um flagrante de Kazuyoshi Hoshino no GP do Japão de 1976. Pode não parecer, mas o carro é um Tyrrell 007 - chassi número 5, usado um ano antes por J-P. Jabouille em Paul Ricard e Michel Leclére em Watkins Glen. Portanto, era um terceiro carro que fazia às vezes de carro-reserva da equipe britânica.

Este carro foi comprado pela escuderia japonesa Heros Racing e entrou na pista de Fuji pintado de vermelho, branco e amarelo, com um bico limpa-trilhos na corrida - mas com outra aerodinâmica durante os treinos livres e classificatórios. Hoshino fez uma corrida absolutamente excepcional e só não fez mais durante as 73 voltas porque - acreditem (ou não) - sua cota de pneus de chuva estourou e ele não tinha mais pneus Bridgestone para usar.

A carreira de Hoshino no Japão foi repleta de êxito: foi campeão na Fórmula 2000, na Fórmula 2 e também na Fórmula 3000, antes desta ser rebatizada de F-Nippon. Venceu também em Daytona nas 24 Horas de 1992 com um Nissan, foi 3º colocado nas 24 Horas de Le Mans de 1998 na última de suas nove participações e hoje, aos 60 anos, é o diretor geral da equipe Impul, atual campeã da F-Nippon com Benoit Tréluyer. Seu filho Kazuki Hoshino competiu na categoria até o ano passado.

3 comentários:

Anônimo disse...

a impul tem equipe também no super GT, embora não tenha conquistado um campeonato ainda.
ainda sobre a carreira do hoshino, ele conquistou campeonatos no gr.A e gr.C do japão com a nissan, além de vitórias no super GT, onde se aposentou.
e tem também a única vitória(acho) de um piloto japonês em um campeonato mundial, no gr.C em 1985, na pista de fuji, quando a grande maioria não foi pra pista por causa de um temporal na hora da largada...

Rodrigo Mattar disse...

Exatamente, Fábio. Em 1985, ele venceu com o March-Nissan os 1000 km de Fuji - que não tiveram 1000 km, claro, em razão da chuva. As principais equipes se recusaram a correr, facilitando o triunfo do lendário piloto japonês.

Anônimo disse...

Só para curiosidade,o Hoshino venceu 6 vezes a principal categoria de monoposto que como vc disse Mattar ,foi mudando de nome ,pois acompanhava a categoria de acesso a F1 até chegarem no nome F-Nippon .
Mas o Nakajima não fica muito atrás ,venceu 5 vezes e o primeiro não japones a vencer o campeonato foi Geoff Lees em 1983.
E o ultimo campeonato vencido pelo Hoshino em 1993 ,teve um valor especial, ele corria com uma Lola já desatualizada em quanto a maioria corria com os Reynards .

Jonny'O