quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Ricardo Divila

Há pouco, revisei o Linha de Chegada que vai ao ar nesta quinta-feira. E o programa do mestre Reginaldo Leme tem um convidado especialíssimo: Ricardo Divila, o engenheiro que começou com os irmãos Wilsinho e Emerson Fittipaldi em fins dos anos 60 e concebeu o Copersucar-Fittipaldi FD01, que estreou na categoria máxima em 1975.

Com tanta bagagem acumulada em quase 40 anos de automobilismo, o "Visconde de Sabugosa" tem é história pra contar. Hoje, ele divide seu tempo entre a Nissan - onde é engenheiro-responsável pelos programas do JGTC (Japanese Grand Touring Championship) e de Cross-Country - e a Pescarolo Sport, com quem colabora especialmente por ocasião das 24 Horas de Le Mans.

Após o fim da Fittipaldi, há 25 anos, Divila não só trabalhou na F-1 - onde foi engenheiro da Ligier - como também em dezenas de outras categorias, incluindo o finado Grupo C e até a Nascar. E entre muitos dos assuntos, evidentemente comentou-se o porquê de tantos engenheiros contratados pela Copersucar-Fittipaldi se transformarem em decepção.

"Na prancheta, os desenhos do (Ralph) Bellamy eram verdadeiras obras de arte. Mas quando transformadas num carro de corrida, um desastre", lembra. "Já o David Baldwin não era um desenhista para o nível da Fórmula 1. Ele trabalhou muito bem - e trabalha, até hoje - com carros de campeonatos menores. Na época ele acertou a mão com o Ensign e resolvemos seguir a mesma filosofia. Quebramos a cara porque o carro não deu certo. Depois de duas corridas, vimos que não iríamos a lugar algum."

O único por quem realmente ele mostrou respeito foi o Dr. Harvey Postlethwaite. "Todo mundo sabe que quando ele fez a Ferrari 126 C2 de 1982, ele dizia que era o Red Fittipaldi (Fittipaldi Vermelho). Aquele carro era uma evolução das idéias que ele implantara no F8, mas com mais dinheiro e um motor Ferrari turbo na traseira", disse.

Opa! Será que se Postlethwaite não saísse da Fittipaldi e a equipe conseguisse dinheiro, ela iria para a frente? "Acredito que não, porque só as equipes de ponta tinham direito aos melhores motores da Cosworth, direito de fazer o rebuild (revisão) na frente dos outros e receber outras evoluções."

Posso garantir: o programa é muito bom e vale a pena ser visto - hoje às 21h no Sportv2 - e revisto nas reprises marcadas para amanhã.

3 comentários:

Vasconcelos disse...

Rodrigo, assistirei o programa. Mas diga me algo. Por que o linha de chegada é tão curto? Assistindo a programação do Sportv não vejo que se este programa tivesse 2 hs de duração atrapalharia algo. Por exemplo, o programa em que foi o Wilson Fittipaldi e o Emerson merecia muito mais tempo. Até mesmo este último que o Barrichello participou, merecia mais tempo. Você pode contribuir para esta mudança? Ou a audiência do Linha de Chegada não justifica tal acrescimo??
Obrigado,

Fabricio

Anônimo disse...

Putz infelizmente não poderei ver hoje !

ainda bem que haverá reprise amanhã, aliais rodrigo que horas está programada a reprise ?

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Consegui pegar a reprise !

Rodrigo esse foi um programaço !!!

tinha que pegar o homem e fazer mais uns 5 programas com ele, muito bom mesmo, o cara manja muito e fala muito bem, sem dúvida foi um dos melhores programas do Linha de Chegada.

Parabéns !

abs

Filipe W