Existem muitas semelhanças entre Ron Dennis e Fernando Alonso. Muito mais do que nossa vã filosofia imagina.
O chefão da McLaren, tido como frio e durão, está uma pilha de nervos à espera do veredito do Conselho Mundial da FIA na próxima quinta-feira, dia 13. A história de uma equipe que ele comprou em 1981 e a reergueu com esforços próprios e investimentos no que havia de melhor no mercado - entre técnicos, pilotos e motores - pode entrar pelo ralo graças ao mais rumoroso caso de espionagem industrial que a Fórmula 1 já conheceu em décadas.
E ele teve todos os motivos para chorar copiosamente neste fim de semana. Não é pra menos: garantiram para ele que além de Mike Coughlan, ninguém na cúpula da escuderia sabia do dossiê de 780 páginas que Nigel Stepney conseguiu para o antigo colega. Ele confiou nisto e quebrou a cara, pois Martin Whitmarsh, braço-direito de Dennis, sabia; Rob Taylor, o chefe de engenharia, também sabia; Paddy Lowe, o homem a quem foi creditada a incrível ascensão da McLaren depois do GP da Espanha, idem.
Traído, Ron Dennis ainda soube pela FIA que dois de seus pilotos trocaram e-mails: Fernando Alonso e o piloto de testes Pedro de la Rosa, acerca de informações de acerto fundamentais para a McLaren conhecer melhor os pneus Bridgestone, de quem há anos não era cliente. Alonso, que enche a boca para dizer que "trouxe 0s7 por volta para a McLaren" deveria ser menos boquirroto e reduzir em três ou quatro décimos esta sua pretensão.
E quando disse que Alonso e Dennis têm semelhanças, não é brincadeira, pois o asturiano também está só. A equipe técnica não o suporta. Mecânicos, em sua imensa maioria ingleses, idem. E o clima entre ele e Lewis Hamilton, o líder do campeonato, é apenas cordial o bastante para que ninguém fique bombardeando a McLaren com mais polêmicas.
Em que pese toda a pressão sob os ombros do bicampeão neste momento crucial do campeonato, ele teve sangue frio para desde a semana passada, quando houve os quatro dias de testes que antecederam o GP da Itália, que a McLaren era favorita à vitória - e que ele, Alonso, queria muito vencer em Monza.
Não deu outra: com sobras, fez a pole. Com sobras, venceu. Hamilton fez uma ultrapassagem de gênio sobre Räikkönen e saiu lucrando pois, se iria para Spa apenas um ponto à frente do rival e colega de equipe, vai com três de vantagem para uma pista onde só andou de F-1 num teste feito em agosto.
A Ferrari, que mais do que nunca deseja a eliminação de sua principal concorrente, deste e do próximo campeonato, desiludiu ao ver Räikkönen superado por Hamilton e chegando num desdentado terceiro posto. Tão sem graça quanto ficou a cara de Felipe Massa, que mais uma vez mostrou que não tem estofo de campeão.
Cá pra nós... um piloto que quer ser vitorioso na Fórmula 1 tem que repensar alguns de seus conceitos. Massa é rápido, inegavelmente. Mas, analisemos friamente o panorama do campeonato: qual dos quatro postulantes ao título cometeu mais erros ao longo do ano?
Neste jogo de xadrez a 300 km/h, nenhuma peça pode ser movimentada de forma errada, sob risco e pena de pôr tudo a perder. E já na Bélgica, Massa tem tudo para ser uma peça fora deste jogo.
Ou não.
Basta o Conselho Mundial mudar a história do melhor campeonato que a F-1 já viu em muitos anos.
3 comentários:
Rodrigo,
Por mim a McLaren, Hamilton e Alonso já irão tarde. ROUBO DE TECNOLOGIA OUT. Se a FIA fizer isso, aí sim sua credibilidade melhorará.
Quanto a ultrapassagem do Hamilton, me desculpe, mas o Kimi é uma Merda e eu acho o MASSA muito superior a ele e duvido que levasse essa ultrapassagem facil como o Finlandês levou.
O Choro do Ron Dennis foi ridículo, pórque ele desde a Austrália é conivente com o Gibizinho de 750 folhas que recebeu...OUT da F1 pra sempre.
A punição que eu gostaria de ver era a exclusão do campeonato de construtores da Mclaren, e perca de 20 pontos para os pilotos, daó o campeonato ficaria ainda mais equilibrado,e todos brigariam igualmente ao título. E não há dúvidas, de que Raikkonen é muito superior a Massa. E mesmo marrento do jeito que Alonso é, ele ainda vai ser campeão em cima de Hamilton.
Alonso está cada vez mais com a mão no título, basta o Conselho não alterar o mundial de pilotos. Mas esse negócio de dizer que levou 7 décimos para a equipe realmente começou a pegar mal com a história dos emails.
Quanto à ultrapassagem do Hamilton, foi belíssima. Os tifosi que me perdoem mas essa valeu o ingresso, não tem como negar, eu mesmo não nego. Ali ele provou quue a Ferrari só conquista algum campeonato este anose for pelos tribuinais. Fora isso, esquece.
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