domingo, 30 de setembro de 2007

Tales of Fuji

O bravo Hamilton: a caminho de fazer história na Fórmula 1



O que dizer depois da corrida desta madrugada?!?

A chuva que desde sábado assolou o Fuji Speedway foi o ingrediente que a Fórmula 1 precisava para produzir mais uma daquelas situações onde os espectadores no autódromo e na telinha perderam o fôlego do início ao fim.

O anticlímax provocado por 18 voltas atrás do Safety Car foi um tremendo contraste com as últimas voltas de disputas sensacionais - a dos nórdicos e compatriotas Kovalainen e Räikkönen pela segunda posição, e depois a briga suicida entre Felipe Massa e Robert Kubica pelo sexto lugar.

Estes e outros ingredientes rechearam a conquista de Lewis Hamilton, que agora coloca uma de suas duas mãos na taça. Com 12 pontos de vantagem, o rookie britânico também contou com a sorte, pois Fernando Alonso - seu "companheiro" de equipe e principal antagonista na briga pelo título, bateu na 41a. volta e interrompeu uma seqüência de 14 corridas seguidas nos pontos.

Só mesmo um acidente para provocar o primeiro abandono da McLaren neste ano, aliás.

Só mesmo um acidente inverossímil para tirar dois dos melhores pilotos da corrida - Mark Webber e Sebastian Vettel, com o choro deste último, que perderá 10 posições no grid na China.

Só uma corrida como esta onde gente como David Coulthard ainda pode mostrar talento e conquistar um belo resultado.

E só uma corrida como estas para proporcionar à mirrada Spyker seu primeiro ponto na Fórmula 1!

É bem verdade que isto aconteceu graças a uma punição imposta a Vitantonio Liuzzi, mas não há como negar que desde Monza o carro da equipe holandesa melhorou bastante e Adrian Sutil é um piloto de muito talento.

No fim das contas, fica a certeza de que este título ninguém mais tira de Lewis Hamilton. Pois se é para ser feita justiça, que a taça fique então com o único dos três pilotos da McLaren que ficou com sua imagem imaculada após o "Stepneygate". E querem saber? Merece.

7 comentários:

Anônimo disse...

Não é o que eu queria, mas está bem melhor do que parecia que iria ser.
Sou ferrarista quarentão, gostaria de ver um piloto da Ferrari campeão( o título de construtores deste ano não tem valor, a meu ver).
Mas, já que não dá para ser Ferrari, que seja qualquer um, menos aquele espanhol esnobe que está mostrando que Schumacher era quase que um gentleman...

Anônimo disse...

Não merece. Não merece porque deu uma de bobo no julgamento, pra livrar (lógico) a cara de quem o criou. Não merece porque o ano inteiro aprontou coisas que custariam punições a qualquer outro piloto, e não merce porque, se no entender da FIA o caro foi irregular para o Mundial de Construtores, deveria ser tambem para o de pilotos, simples assim

Quanto a corrida em si, Vettel fez uma corrida muito melhor que a dele, virar a 0.9s de uma Mclaren, e naquela chuva ?

Aliás, Rodrigo, no toque entre Vettel e Webber, hamilton ficou sob investigação da FIA, porem, como sabemos, não rolou nada, ele ficou dando aquele "brake tests" acintosos, nos quais Alonso quase bateu nele em mais de uma oportunidade, e a FIA se calou. Some se a isso a largada com carro enviesado, costuradas em largadas, e guincho na brita, tem se a dimensão do protecionismo a ele, vulgo "campeão da FIA"

Anônimo disse...

Acho que será um merecido título !

não o vejo em destaque nesse campo do protecionismo da Fia ou qualquer outro episódio, se a Fia fosse séria mesmo muitos teriam sido punidos, não só hamilton, mas na f1 pode mais quem tem mais.

mas ainda não acabou , apesar de já estar com as duas mão na taça, já dizia Fangio - "carreras son carreras !"

abs

Filipe w

Carlos Garcia disse...

Eu já acho que merece sim.... depois de tudo que aconteceu seria demais que o título ficasse nas mãos de Alonso. Se puxarmos uma análise geral do campeonato é claro que pilotos da McLaren tem menos crédito do que o resto, mas Hamilton fez sim um belo papel!!!

Quanto a Vettel... quase chorei junto ao alemão. Foi um dos momentos mais tristes da temporada!!!

Anônimo disse...

Pra mim o título sendo de alguém da McLaren, já merece um Asterísco do lado do nome porque foi ganho com um Carro Ilegal. Antes que alguém venha falar nisso, basta ser um Engenheiro, bem Medíocre, para se entender que de posse das informações recebidas, até um Mané que tenha comprado um Diploma faz um carro bom ficar ótimo, além disso NENHUM dos caras da McLaren, envolvidos com o Stepney foram deletados e o Ron Dennis deu uma SUSPENSÃO em apenas UM envolvido. O Hamilton, de quem não gosto, embora o ache excelente piloto (mas com certeza o mais FALSO do grid), também executou tudo que foi descrito aí e ainda teve o benefício de ser transportado da Brita por um Guindaste e embora tenha mantido o carro funcionando, JAMAIS poderia voltar a prova porque não o fez por conta própria, já que NÃO estava em local de risco e sim ENCOSTADO na barreira de Pneus a mais de 80 Metros da CURVA, isso sem contar o caso da Hungria e suas largadas enviesadas conforme dito acima. O Massa entrou no fim do grid, onde era seu lugar, no Canadá e por míseros 4 segundos foi desclassificado do GP. O hamilton desobedeceu uma ordem da equipe na Hungria e o Alonso (outro pedante) é quem foi punido. Acho que este campeonato foi o pior de todos os 57 da F1, pois tem um vencedor ilegal.

Felipe Maciel disse...

Merecidíssmo sem a menor dúvida. Não é qualquer um que estréia ao lado de um bicampeão e faz uma temporada com esse nível.
O Alonso é que com certeza não merece, o título com o Hamilton está em boas mãos, mas vamos com calma, ainda não terminou.

Anônimo disse...

Só uma corrida como esta para a grande maioria fazer "a dança da chuva" antes das outras corridas.
Só uma corrida com esta para o segundo (ou primeiro, nunca sei) piloto da Honda mostrar, mais uma vez, do que é capaz em qualquer circustância (e ainda continua insistindo).
Hamilton merece, e com muitos méritos, este título... ...Mas o "jogo só acaba quando termina"...